sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

novela de natal

A Câmara Municipal resolveu não gastar em iluminações de Natal poupando cerca de 80 mil euros, quando se veio a verificar que em 2011 foram gastos cerca de 46 mil.

A Associação Empresarial veio a público dizer que não tinha verba para, por si, proceder à respectiva iluminação, mas acabou por implantar uma árvore iluminada onde foram gastos 30 mil euros.

Para legalização perante a Câmara da dita cuja, a referida Associação afirmou que não possuía os mil e quinhentos euros necesssários, quando antes havia gasto 30 mil.

A Câmara avançou então com esse valor, ao arrepio do que antes havia publicitado sobre cortes nas iluminações.

Entretanto a Associação Comércio ao Ar Livre veio dizer que vai gastar cerca de 4 mil euros nas iluminações da Rua da Junqueira e adjacentes.

Eu gostava de tomar partido pelo Sr. Dr. Macedo Vieira, mas estou confuso. Alguém me pode ajudar?

1 comentário:

VILLA VIARIZI disse...

1. Existe de facto muita confusão porque a árvore não custa 30.000 euros mas sim disse-se no inicio que teria cerca de 30 metros de altura e custa, isso sim, cerca de 10.000 euros que serão quase inteiramente suportados por patrocinadores privados e não pela Associação Empresarial (os nomes estão a passar no painel electrónico por cima da sede da Associação).

2. A Câmara não gastou nenhum dinheiro porque o custo da legalização é o que a própria Câmara entender em termos de licenças passadas por esta e o custo da luz pelos dois meses equivale ao de um candeeiro de iluminação publica (trata-se de iluminação LED monofásica de 7 amperes) portanto basta desligar uma lâmpada e ligar a árvore.

3. A Associação Empresarial da Póvoa de Varzim anuiu a colocar a Árvore de Natal depois de um pedido de colaboração por parte da Câmara para os festejos de Natal devido a restrições orçamentais do município e porque pretendia um marco que de algum modo chamasse pessoas à Póvoa (que resultou pois já recebemos excursão organizada de Braga).

4. Todo este triste episódio se prendeu com o excesso de zelo de alguns funcionários camarários personalizados na figura do "fiscal" Eng. Rocha e do que pareceu a falta de autoridade ou vontade em colaborar de alguns vereadores, isto depois de terem pedido.

- Por último, fica a questão: SERÁ QUE TODOS OS DOCUMENTOS E INFORMAÇÃO CHEGARAM AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA, OU TERÃO SIDO ELEMENTOS DO PROCESSO SONEGADOS POR ALGUÉM?