quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

buenos queria escrever um livro


Buenos estava triste. Quando soube que o Gonzaga ia lançar um livro, ainda por cima na biblioteca de praia dele, o Diana-bar, lavou-se em lágrimas de desgosto: atão eu que tanto dei à causa pública num tenho um livro. Num se faz pá!
Carias põe um bigode e vai ao Diana ver o lançamento do livro do Gonzaga e compra um. Mas só tragas um, num vá a peste espalhar-se, da-se!
Carias chegou ofegante de tanto correr. Viestes a fugir da polícia ou quê home? Mostra.

"JARDIM À BEIRA-MAR PLANTADO"

Que título bonito!

Tem figurinhas?

Queres as figurinhas pra quê Carias? Desaparece.

Buenos abriu o livro, mas como já vê mal não conseguiu passar da primeira linha. Da-se! Fazei livros com letras grandes, gritou ele para a capa onde estava a foto do Gonzaga.

Firmino onde estás? Estou em casa a ver o Django. Anda já práqui para me leres o livro do Gonzaga.

Alô Repolho chega aqui e traz o %. Já vou patrão.

Alô Daniel Estafermo!

Estafermo é o meu primo, eu sou o Bastardo.

Bastardo passa aqui na sede que vamos ler o livro do Gonzaga. E traz o Peras contigo.

É preciso levar binho?

Da-se só pensa nisso.

Todos reunidos Buenos centrou-se na capa: quem é este gajo?

Sou eu qandera mais novo.

Tu Bastardo!! És feio. Digo-te mais se num fosse o cabelo eu ia dizer que era o Firmino.

Aqui Firmino começou a chorar. Gozainde, gozainde!

De repente Repolho fica branco: pá táqui a reportagem fotográfica.

Adonde, adonde?

No jornal do Gurguilho.

Amostra!

Pá, ai o Dimas, exclamou Firmino.

Buenos não conteve a revolta: tás marcado Dimas!

Pá e o Rui Coelho. Virou outra vez.

Tás marcado Rui Coelho. há-des querer ir à sopa dos probres e num poderes, disse Buenos em tom ameaçador.

Pá lende-me agora o livro do Gonzaga que eu já num vejo nada à minha frente.

Firmino começou a leitura: 

"Desde que me lembro que vivo na Póvoa, uma vila de pescadores e virada para o mar, onde o sol passa o Inverno".

Da-se! Parece que foi o Agonia que escreveu esse livro, indignou-se Buenos. Continua Firmino.

"Na Póvoa havia um autarca que vindo do nada e com uma mão à frente e outra atrás fez fortuna em pouco tempo, tudo à custa dos empreiteiros... ..."

Da-se Firmino é pra ti esta carago, apanhou-te o malandro.

Eu não, eu sou o dos livros.

Atão és tu %, tens mesmo a pinta desse autarca. Vai Firmino continua.

"De seu nome Buenos tinha a mania que comia as mulheres todas... ..."

Ei ei pára aí, que raio é isso? Liga-me já ao Gonzaga.

Alô Gonzaga!

=^"""$$$$/)/)

Calma, calma amigo, é o Buenos teu grande amigo de carteira.

&%%%$$$)===0000

Da-se é assim que se fala com um home?

VAI"""$$$$&/)()()(

Há-des pedir um subsídio, tu há-des!

Continua Firmino.

"Sinto que o meu tempo e a minha vida estão no fim e por isso me despeço dos leitores e até à vista ou até ao meu regresso espero eu".

Num voltes mais carago, num voltes mais!

Sem comentários: