O meu amigo leitor laranja deve estrar admirado por eu fazer deste título notícia, dado que na Póvoa de Varzim há muitos anos que não há fogo de artifício na passagem de ano. E é verdade. Mas quem cancelou este ano o fogo de artifício foi o Presidente da Câmara de Lisboa que viu que a autarquia da Póvoa tinha uma gestão sustentada e percebeu que era na poupança com os gastos do fogo. Baitimbora Costa! És do Partido do Sócrates e andas a copiar os Presidentes das Câmaras laranjas. Tens que ser original e poupar noutras coisas que nisto de fogo de artifício o Sr. Dr. Macedo Vieira descobriu as carecas há muitos anos. Arranja um Agonia para pagar o fogo, ou os Bombeiros digo eu, neste caso para apagar. Já não sei o que digo. Bom ano para todos!
sábado, 31 de dezembro de 2011
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
todos a comprar gasolina e gasoil também

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
varzim tem novo patrocinador

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
autarquia baixa impostos pelo quarto ano consecutivo

terça-feira, 27 de dezembro de 2011
varzim deu prenda aos varzinistas
Foi em ambiente de grande comoção que Lopes de Castro, o Presidente do Varzim, ofereceu ao Sr. Dr. Macedo Vieira uma pen que continha o projecto do novo Estádio. As 3 dezenas de varzinistas laranjas que se encontravam presentes no 96º aniversário do clube não contiveram as lágrimas e assistiu-se a prantos só vistos na Coreia do Norte.
Lopes de Castro afirmou aos microfones que a obra se vai denominar Centro de Alto Rendimento para o Futebol, querendo com isso dizer que irá ser construído um estádio à imagem do Varzim. Muito bem, digo eu e melhor não podia ser.
O Sr. Dr. Macedo Vieira recebeu com agrado a prenda e disse que a ia analisar na Câmara, aproveitando o ensejo para mandar umas farpas ao Governo e por manifesto lapso a ele próprio, prontamente emendado pelo Sr. Eng. Aires pereira que lhe puxou o braço quando afirmou:
"Desejo que esta obra se concretize e não seja como outras anunciadas há muitos anos e nunca concretizadas, como o novo Hospital e o Cine-Teatro.... ...."
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
uma prenda de natal para os poveiros
O PSD acusa a Câmara de mascarar a realidade no que respeita a visita de turistas.
Calma, calma amigos laranjas. Este PSD é o de Guimarães, não o da Póvoa. Era o fim do mundo se o PSD da Póvoa estivesse contra a Câmara do PSD. Está tudo unido, agora que se comemora a paz, essa paz celestial que se sente no brilho dos olhos das criancinhas quais luzes resplandecentes que rasgam o cimento da cidade. Lá está a outra.
Mas sabem qual é a melhor amigos laranjas, sabem? É que a Póvoa de Varzim está em segundo lugar em termos de capacidade hoteleira, só atrás de Braga e à frente de Viana do Castelo e Guimarães. Aliás, nota-se claramente a quantidade de turistas que visitam a cidade nesta altura do ano, muitos dos quais vêm ver a árvore de Natal do Gomes Alves, essa atracção turística que muito tem dado que falar. Veja aqui amigo laranja e companheiro.
Temos que agradecer ao Sr. Eng. Aires Pereira esta capacidade hoteleira, para o que tem contribuído a maratona BTT, o Grande Prémio de Atletismo e o Meeting de Natação. Foi uma bonita prenda de Natal esta notícia. Foi ou não foi?
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
amigos de aires pereira contra amigos de luís diamantino

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
marítimo b 1 - varzim 0
"Já então era assim, a rua da Junqueira transformava-se num mar de luz, num corredor de brilho, riscando a escuridão no cimento da cidade. E eu percorria-a devagar, deambulando ao acaso numa felicidade que entontecia os olhos famintos de espanto na surpresa que a beleza das montras me provocava"
Só o Manuel Machado escreve melhor do que esta moça, naquele denominado machadês tão próprio do treinador de futebol. Recordemos:
Eu também fiquei entontecido com a prosa desta moça que uns se lembraram de dizer que era escritora. Que tesourinho deprimente! Até fui contaminado. Reparem:
Foi entontecido que liguei o rádio para ouvir o delicioso relato do nosso incandescente Varzim, um clube que provoca lágrimas que são rios nos olhos brilhantes dos poveiros, onde se podem ver reflexos do presépio natalício, em que luzes brilham para os céus estrelados, onde pernoita o Deus menino. Deus me livre! Que seca! E eu aqui a milhares de quilómetros do nosso Varzim que jogou ontem na Madeira contra o Marítimo, mas o B atenção.
E este Marítimo saiu-se bem, muito pelo cansaço da viagem em que a equipa viu um enorme atraso no voo, o que entonteceu os jogadores ao ponto de eles verem estrelas em campo, estrelas que pareciam o menino jesus, esse traço de luz que rasga o cimento da Póvoa de Varzim.
Enfim! O Varzim regressa em Janeiro para jogar contra o Ribeirão. A cidade vai-se encher de forasteiros, se não chover.
E este Marítimo saiu-se bem, muito pelo cansaço da viagem em que a equipa viu um enorme atraso no voo, o que entonteceu os jogadores ao ponto de eles verem estrelas em campo, estrelas que pareciam o menino jesus, esse traço de luz que rasga o cimento da Póvoa de Varzim.
Enfim! O Varzim regressa em Janeiro para jogar contra o Ribeirão. A cidade vai-se encher de forasteiros, se não chover.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
estes tipos têm a mania de se armar!
Câmara fecha 2011 sem dívidas
Na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 a "estrela" é a cidade
"É histórico: até 20 de Dezembro a Câmara Municipal de Montalegre «vai pagar todas as faturas a fornecedores e empreiteiros», garante Fernando Rodrigues, presidente da edilidade. Refira-se que o município de Montalegre, um dos mais pobres mas também dos maiores do país, realiza uma despesa, entre obras e despesas correntes, na ordem dos 18,5 milhões de euros. Este ano vai pagar tudo e passar com a dívida a zero e com dinheiro em caixa para o ano seguinte."
É histórico. Estes tipos têm cada uma! Histórico. O que é que é histórico? Histórico é um Presidente da Câmara ficar 20 anos no poder, ganhando sempre com maiorias ansolutas.
Histórico é o seu vice-presidente estar há 24 anos como vereador e querer ser eleito Presidente para ficar mais 12. Isto é que é histórico. Estes tipos sabem lá o que é histórico. Baitimbora pá!
"O diretor executivo da Fundação Cidade de Guimarães, Carlos Martins, assegura que nas iniciativas da Capital Europeia da Cultura Guimarães2012 "a cidade é a estrela e as pessoas da cidade são as estrelas".
Paleio estragado é que é. Então tem algum jeito Guimarães ser estrela em Guimarães? Ainda se fosse estrela no Porto, em Lisboa ou na Póvoa de Varzim até, ainda valia a pena. Agora em Guimarães. Eles passam o ano à espera do Verão para virem para a Póvoa e vêm-me falar de Guimarães. Em Guimarães é noite às 4 da tarde. E digo-vos mais amiguinhos: quereis centro histórico vinde ver o da Póvoa de Varzim.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
projecto do novo estádio do varzim no aniversário
Isto é que é saber jogar no terreno do adversário, digo eu. Um líder, um homem carismático, um bom Presidente faz isto que Lopes de Castro vai fazer: aproveitar o aniversário e dar uma prenda aos associados que assim ficam felizes. No ano passado foi o Presidente da Hagen que disse que já havia financiamento para a obra arrancar. Este ano é Lopes de Castro que vai apresentar o projecto e por este andar o estádio vai ser o Cine-teatro Garrett do desporto. Viva o Varzim! O Caldeira Figueiredo que leve o dele para o CDP e apresenta também. Fica tudo apresentado de uma só vez. E o Dr. Luís Diamantino que apresente o Correntes D'escritas de 2012 e o Eng. Aires Pereira que apresente a maratona BTT para 2012 e o Dr. Macedo Vieira que diga o que vai fazer quando deixar a Câmara Municipal. Isto é que era um dia em cheio, um dia 100% laranja, rapaz!
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
duas más notícias
É verdade companheiros do PSD, varzinistas ou não, bombeiros ou não. A vida também nos prega estas partidas com que a gente não está a contar e depois causa esta tristeza que invade todos os nossos corações, nesta altura do Natal em que muito se chora, muito se apoia, muito se solidariza. Safa-nos a Confraria dos Sabores Poveiros que deu uma bofetada de luva branca naqueles que não acreditavam que fosse possível a sua concretização. Viva a Confraria dos Sabores Poveiros, a rabanada e a pescada!
A primeira má notícia é a de que assaltaram a sede do Varzim, o nosso clube do coração, e roubaram 500 euros. Parece pouco mas não é. Se o meu amigo laranja pensar bem são 100 garrafas de vinho maduro que o clube acabou de pôr à venda, e logo o vinho. Que tristeza!
A segunda má notícia é a de quem em 2012 não se vai realizar o Meeting Internacional de Natação, uma organização da Câmara Municipal e que todos os anos trazia centenas de competidores e milhares de pessoas que assistiam emocionadas aos feitos dos atletas na piscina olímpica poveira. O comércio vai-se ressentir, os restaurantes vão ter problemas e a imagem da cidade vai ficar irremediavelmente comprometida.
Lanço um apelo a Gomes Alves: faça qualquer coisa, utilize a sua imaginação, ponha uma árvore de Natal gigante junto ao mar, faça uma corrida de pais natal, um presépio gigante, qualquer coisa amigo companheiro laranja. A Póvoa agradece!
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
diamantino apoia aires para presidente

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
varzim 0 - merelinense 0
Está encontrado o tomba-gigantes da Taça de Portugal 2010/11: o Merelinense. Independentemente do que conseguir fazer o Pinhalnovense no Dragão, a formação do distrito de Braga já garantiu um lugar na galeria de notáveis da prova ao eliminar o Varzim, na Póvoa do Varzim, e passar aos quartos-de-final. Pode-se ler no site da TVI24.
Fiquei com esse trauma para o resto da minha vida e agora persegue-me, sempre que o clube joga com esse Merelinense. Até pesadelos tenho de noite! Eu nem sei de que terra é esse clube e digo-vos, amigos laranjas: nem quero saber. Para quê? Só para chatear. Eles nem bombeiros têm lá na terra. Ide trabalhar!
Já a pensar nisso parece que Dito adivinhou e colocou em campo o mesmo onze que tão boa conta deu de si em Mirandela, que fica ao lado do Merelinense. De forma que cedo se adivinhou que ia haver problemas. Nem o Sr. Eng. Aires Pereira conseguiu resolver esses problemas, ele que agora até explica os gráficos da água na cidade. Ah pois é. Quem quer ser Presidente da Câmara tem que colar cartazes.
E assim foi. O Varzim empatou a zero com este Merelinense, o primeiro contra o último. E não perdeu perto do fim porque o avançado dos forasteiros "vislumbrou-se" com a baliza. Um dia cinzento para esquecer.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
mirandela 0 - varzim 1
Grupo de associados que acompanhou a equipa a Mirandela. Não venham para cá dizer que estavam mais de 2000.
Quando o João me telefonou para saber se eu ia a Mirandela ver o Varzim eu respondi que estava com uma lesão nas virilhas. Espero que ninguém lhe vá dizer que eu foi um dos que andou a subir ao pau nas festas da Senhora da Conceição, senão ainda vai dizer ao outro que está a milhares de quilómetros e eu perco a moral para criticar. Mirandela é longe e eu acho que nem o Artur Antunes foi ver o jogo, ele que não troca o Varzim pelo dia das mães, como se o Varzim fosse a mãe dele. Quem seria o pai? Para aí o Lopes de Castro, às tantas. Esta crónica baseia-se então no que ouvi dizer, porque o "ouvi dizer" hoje em dia tem muita relevância. Quem te contou isso? Ouvi dizer, ouve-se por aí muitas vezes.
Em Mirandela, ouvi dizer, o Varzim alinhou com Elias na baliza, Dario, Ricardo, Jorge e Zacarias no quarteto defensivo, Rogério, Dudu e Kanu no meio campo, Jorge, Carlitos e Benjamim no ataque. Não é por acaso que o Varzim tem o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Os outros são fracos que até dá pena.
Depois de uma toada morna em que o Varzim tentou adormecer o adversário, com êxito diga-se de passagem, eis que aos 20 minutos, após jogada estudada, Kanu centrou para dentro da área onde surgiu Benjamim a cabecear para o primeiro e único golo do encontro. Na segunda parte o Mirandela tentou por todos os meios desfeitear o guarda-redes poveiro, mas sem sucesso tendo o resultado espelhado o que se passou dentro das quatro linhas. Eu é que não vi nada e portanto tudo o que está aqui foi porque ouvi dizer.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
vendas sobem na póvoa
E tudo por causa da majestosa árvore de Natal, ideia de Gomes Alves, Presidente da Associação Empresarial, e a colaboração e comparticipação financeira da autarquia, superiormente liderada pelo Sr. Dr. Macedo Vieira. É que os milhares de forasteiros que têm visitado a cidade para ver a obra-prima de Gomes Alves fartam-se de gastar dinheiro no comércio tradicional, tanto que até os comerciantes da Rua da Junqueira estão a pensar em eleger Gomes Alves como Presidente da sua Associação e, desta forma, fundir as duas designando-se talvez Associação Empresarial Ao Ar Livre da Póvoa de Varzim.
Eu, eu mesmo, o Zeca, fui testemunha da azáfama gastadora dos forasteiros. Estava um criatura com a mulher e os filhos e às tantas diz com aquela voz rouca, bagaceira: mulher vou subir à árvore.
Mal levantou a perna diz a mulher: ó home tens as meias rotas, criatura! Oh carago! Como é que isto rasgou? Vamos à junqueira comprar-te umas meias de prenda de natal. Vamos lá então!
E lá foram! Sou testemunha do aumento das vendas no comércio tradicional. Sou testemunha. O que vem dar razão não só a Gomes Alves, mas acima de tudo à Srª vereadora Lucinda Delgado que também disse isso. Prontos!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
é a paz que vence
Pelo décimo terceiro ano comemora-se na Póvoa de Varzim a paz, essa maltratada paz, violentada e perseguida, Na Póvoa de Varzim respira-se um ar pacífico desde o momento em que o Sr. Dr. Luís Diamantino se associou ao artista Ferraz e lhe disse: Ferraz a paz! Ou qualquer coisa assim. E a partir desse momento todos os poveiros sentem, sentem no mais profundo dos seus seres essa calma, essa tranquilidade que a paz transmite. Eu choro sempre muito nas comemorações. O que me vale é que levo umas rabanadas para comer e aguento as lágrimas. Então quando o Sr. Dr. Diamantino discursa eu emociono-me porque ele sabe apelar ao sentimento, ao momento, ao vento. Depois aquele cachecol branco fica tão bem. Por falar nisso tenho que lavar o meu do ano passado. É bonito, é bonito e fica de borla.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
é o windfloat
O Windfloat, como todos sabem que até me escuso de explicar em que consiste, é um projecto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoiado em 40% pela EDP e faz parte da estratégia pensada pelo Dr. Macedo Vieira para transformar a Póvoa de Varzim na capital verde do Mundo inteiro. Depois dos banhos de chuveiro de água aquecida com paineis solares e da energia transmitida pelas ondas, para além da Etar que foi inaugurada em Aguçadoura em 1992, mas os munícipes boicotaram, eis que finalmente existe um projecto que vai revolucionar a cidade, quer criando centenas de postos de trabalho, quer atraindo visitantes para o comércio local e para encher restaurantes e hoteis. A Póvoa continua a sua caminhada em contraciclo com o país. Uma coisa é certa: para atrair visitantes sempre é melhor que o "ranjerou".
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
novela de natal
A Câmara Municipal resolveu não gastar em iluminações de Natal poupando cerca de 80 mil euros, quando se veio a verificar que em 2011 foram gastos cerca de 46 mil.
A Associação Empresarial veio a público dizer que não tinha verba para, por si, proceder à respectiva iluminação, mas acabou por implantar uma árvore iluminada onde foram gastos 30 mil euros.
Para legalização perante a Câmara da dita cuja, a referida Associação afirmou que não possuía os mil e quinhentos euros necesssários, quando antes havia gasto 30 mil.
A Câmara avançou então com esse valor, ao arrepio do que antes havia publicitado sobre cortes nas iluminações.
Entretanto a Associação Comércio ao Ar Livre veio dizer que vai gastar cerca de 4 mil euros nas iluminações da Rua da Junqueira e adjacentes.
Eu gostava de tomar partido pelo Sr. Dr. Macedo Vieira, mas estou confuso. Alguém me pode ajudar?
Subscrever:
Mensagens (Atom)