quarta-feira, 10 de julho de 2013

autárquicas 2013 (6)


1- Nas eleições autárquicas de 2001 abstiveram-se 20 685 poveiros, nas de 2005, 21 296 e nas de 2009, 25 031, o que demonstra que a percentagem de eleitores que perderam o interesse pela situação política tem vindo a aumentar.
Uns, da área do poder, dirão que as pessoas sabem que está ganho e preferem não comparecer no acto eleitoral, outros, da oposição, dirão que é uma forma de o eleitor demonstrar descontentamento com a gestão do município.
Obviamente acho mais plausível a segunda hipótese. Quando o poder é exercido com qualidade, com honestidade, com transparência e em benefíco das populações não tenho qualquer dúvida que quem lá está merece o prémio de renovação de voto.
Resta esperar que a oposição saiba convencer estes 25 000 poveiros de que com a sua gestão tudo será diferente.

2- Quando vejo uma freguesia a receber obras de última hora, a ser notícia por tudo e por nada, a conseguir aquilo que não obteve durante anos, só posso tirar uma conclusão: o poder passou o tempo a boicotar a gestão da mesma apenas por ser de côr política diferente. Refiro-me concretamente a Aver-o-mar. Diga-se que não sei e tenho muitas dúvidas de que tudo esteja bem neste momento, apenas porque um bar foi inaugurado, uma marginal varrida, uma feira transferida e um caso ou outro de iniciativa particular para lá remetida. Não chega dar um bombom a uma população que passa dias difíceis, quer pelos naturais problemas de alcoolismo e toxicodependência que afectam a vila, quer os recentes que envolvem todo o país. É isto que Aires Pereira tem andado a fazer: satisfazer os caprichos de um candidato que durante 4 anos viu a sua gestão ser boicotada sem nunca ter levantado a voz em defesa de quem o elegeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu vou votar no socialista Carlos Maçães.