quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

RECORREI PRÓ TRIBUNAL CONSTUTUCIONAL!

Buenos abominava a oposição. Para ele a oposição "era enforcá-los carago!". Andam aí só para mamar o dinheiro dos contribuintes, dizia ele alto e bom som nos jantares de confraternização do partido em datas que coincidiam com os das associações. Assim ninguém desconfia, pensava ele.
Ultimamente Buenos tinha por hábito passar de carro na rua do café onde parava a oposição. Metia a cabeça de fora e fazia cara de mau. O problema é que ninguém se assustava e Buenos resolveu partir para a briga. Na semana passada, quando todos se reuniam na esplanada, Buenos ao passar gritou: oh Xuxapitos!
O Xuxapitos e o Pilaseca foram no encalce de Buenos para resolver a coisa à bofetada. O problema é que Buenos, pugilista nas horas de expediente, resolveu o problema com duas solhas em cada um que os pôs a ganir.
Dois dias depois e pleno de confiança, Buenos volta ao ataque: oh Xuxapitos! De repente saem seis gajos lá de dentro munidos de paus em direcção a Buenos que este só teve tempo de fugir e refugiar-se na Câmara. Da-se! Safei-me bem desta.
Só quando foi julgado e condenado no tribunal é que Buenos se viu mais atrapalhado. Sempre na esperança de ser absolvido no caso de favorecimento dum funcionário, certo é que Buenos foi sempre condenado, mesmo nos tribunais superiores. Quando o seu advogado recorreu para o Tribunal Constitucional, Buenos foi a Fátima fazer uma promessa: que subiria a Senhora da Graça de bicicleta. Foi o único que enganou Fátima com uma promessa, porque ele a Senhora da Graça subia todos os fins de semana de bicicleta. Certo é que, contra todas as expectativas, Buenos foi absolvido pelo Tribunal Constitucional, o que foi motivo de grande festa a nível local, com fanfarra, foguetes, folclore e muita música moderna.
Entre o seus e em desabafo Buenos exclamava: o Constutucional é que é um Tribunal!
Até quando passava de carro em frente ao Tribunal gritava bem alto: o Constutucional é que é um tribunal pá! Na sua opinião o Tribunal Constitucional passou a ser a bóia de salvação para tudo e ele passou a aplicar o remédio no seu dia-a-dia político.
Enquanto recordava os dois casos que marcaram a sua vida política Buenos foi interrompido pela secretária que anunciou a visita de representantes das instituições de solidariedade social.
Queim é que está aí? Perguntou ele.
Está o padre Aurélio do Centro Democrático, Social e Paroquial, as irmãs Carminda e Carmelita do Instituto das Irmãs Zitas e Santas e o Sr. Jerónimo da Associação Pró-Mais Sopa dos Pobres.
Da-se é cada um que vem por aí! Manda entrar o padre.
Oh irmão Buenos!
Oh irmão Aurélio! Nisto Buenos era fino.
Irmão Buenos venho aqui pedir um contributo para ajudar os mais carenciados da Paróquia.
Tenho aí muito legume irmão Aurélio. Quer levar?
Legume tenho. Eu estava a pensar num contributo patrimonial.
Irmão Aurélio, a coisa está difícil. Patrimonial só se for do meu bolso, mas até eu estou com pouco.
Mas aqui a casa tem muito e estamos mesmo apertados irmão Buenos.
Buenos enervou-se com tanta pedinchice e gritou como ele sabe:
RECORREI PRÓ TRIBUNAL CONSTUTUCIONAL!

Logo a seguir entram as irmãs do Instituto das Irmãs Zitas e Santas.
A sua benção Dr. Buenos!
Deus vos abençoe, respondeu Buenos fino como um rato.
Dr. Buenos vimos aqui pedir uma ajuda para as nossas crianças que precisam de se alimentar, coitadinhas.
Mas porquê estão a passar fome? perguntou Buenos.
Estão coitadinhas, estão muito magrinhas e até fraquinhas. Um dinheirinho fazia muito jeito para comprar livros e remédios.
Quando ouviu isto Buenos não se conteve:
RECORREI PRÓ TRIBUNAL CONSTUTUCIONAL!

Por último surge o Sr. Jerónimo, um homem que teve toda a sua vida associada à sopa dos pobres, tão associada que até fez fortuna só a comer sopa.
Ei Jerónimo estás gordo carago, até parece que só comes a sopa dos pobres! Disse Buenos ao seu compincha de partido.
Dr. Buenos pá, começou Jerónimo, com as mãos cruzadas em tom de súplica: está-nos a faltar a sopa dos pobres e vinha ver se podia dar uma contribuição.
Queres que te dê feijão e arroz?
Isso temos muito. Eu estava a pensar noutro tipo de contribuição, disse jerónimo enquanto esfregava os dedos.
Ai é dessa que tu queres, mas essa está a faltar.
Como a faltar Dr. Buenos você está cheio dele que leva daqui que eu sei seu malandro.
Aqui Buenos não conteve a fúria:
RECORREI PRÓ TRIBUNAL CONSTUTUCIONAL!

Sem comentários: