terça-feira, 2 de abril de 2013

somos todos poveiros - somos todos amigos


Buenos andava eufórico com o seu slogan de campanha:

VERDADEIRO TRIBUNAL É O CONSTUTUCIONAL

Estava sentenciado, cartazes rolavam, autocolantes voavam, esferográficas para os analfabetos e bonés para os carecas. Tudo perfeito.

"Estes gajos brincam com o Tribunal Constutucional, aquilo num é pra brincadeiras, aquilo é só catedráticos, só gente fina, a fina flor do país, Jorge Jesuses a dar com pau". Estava um dia Buenos com estes pensamentos sentado ao volante do seu carrão pago com o dinheiro dos contribuintes, e a caminho do emprego na Câmara onde trabalhava desde que foi eleito vereador com 18 anos, quando se depara com um velho a 10 à hora na estrada. Anda morcão, és cego ou quê? Chegado ao semáforo Buenos não conteve a ira: anda cuscornos prá frente ó boi!
De repente saem 4 calmeirões de dentro do carro todos armados de paus em direcção ao veículo de Buenos. Ele só teve tempo de pensar: se me partirem este os contribuintes num me dão outro. Meu dito, meu feito, Buenos saiu rapidamente do automóvel e disse bem alto e de braços no ar: Calma pessoal, somos todos amigos!
Os quatro reagiram bem: iá meu, amigos, aperta aí o bacalhau mano, tá-se bem!
Buenos estava todo borrado e borrado chegou à Câmara. Que sorte, pensou ele.
Enquanto recuperava o fôlego Buenos teve a ideia-maravilha: porque não alterar o meu slogan para:

SOMOS TODOS AMIGOS
Que boa ideia! Como é que eu fui ter esta ideia? Chamou o Carias, o Duardo e o Nando e mandou alterar tudo. Eu pago carago, disse ele em tom triunfante.

Uns dias depois, a propósito da espera pelo Tribunal Constitucional que se pronunciasse sobre o Orçamento de Estado, Buenos resolve telefonar ao seu compincha, o Aires da Póvoa:

Grande Aires pá!
Quem está a falar?
É o teu amigo Buenos, Aires.
Quem? O Buenos, o verdadeiro?
Só há um Buenos amigalhaço. Tu já viste o nosso Pedro à rasca com o Tribunal Constitucional?
É verdade.
Eu bem lhe disse: Pedro tu manda isso pró Tribunal Constutucional, olhó o Aires que foi condenado, olhó o Isaltino, olhó o Macário e depois eu que fui o único que recorreu pró Constutucional e safei-me.
E ele que disse?
Disse que se soubesse na altura o que sabe agora mandava pró Constutucional. Num sabem Aires!
Pois é, é novo.
Ó Aires eu tou-te a telefonar para saber que slogan de campanha escolhestes?
o meu slogan é: 
SOMOS TODOS POVEIROS
Num me digas?
É o que telo digo.
Espectacular. Sabes que é parecido com o meu.
E qual é o teu?
SOMOS TODOS AMIGOS
E digo-te mais Aires, vou já a começar um ciclo de palestras para a semana na freguesia de Afiadoura, pra mostrar aqueles morcões a minha cara, porque ouvi dizer que há muitos que num me conhecem.
É eu também vou começar.

Sem comentários: