sexta-feira, 28 de setembro de 2012

o golpe fracassado do firmino

Firmino viu a luz ao fundo do túnel quando o Outro o convidou para ser o Presidente do partido. Pensou: de presidente do partido chego a presidente da Câmara em dois tempos, eheheh!
Antecipando a entrada das mulheres na política, Firmino tratou de contactar uma moça que cantava no coro da Igreja e assumias as vestes de catequista nas horas vagas. Tem o perfil que me interessa, pensou Firmino.

Firmino tinha uma visão romântica das mulheres. Recorda um certo dia em que acompanhado pela Maria Celeste, a sua assessora para a cultura, lhe perguntou a idade: Oh pá que maçada Firmino! Olha tenho anos perdidos no tempo, respondeu ela.

Oh que romântico Maria Celeste!

Oh pá, olhós pássaros a cantar meu, olhas as folhas a cair.

Oh Celeste já me deixaste deprimido, pá. Aquele que vem ali não é o Eça de Queiroz?

Não, esse já morreu.

Oh que tragédia em três actos.

Já Buenos tinha aquela visão carnal típica do homem musculado, do homem que reage com violência, do homem que cospe para o chão. Para ele só havia duas expressões para caracterizar as mulheres: “eia que mamões” e “eia que coxões”. Tudo o mais era palha, era perda de tempo.

De forma que, para responder a Firmino, tratou de arranjar para sua número 2 e mulher de confiança uma moça que vendia pipocas na rua, dava explicações de francês e fazia musculação no ginásio do Jiló. Era conhecida por todos pela Maganinha das Pipocas.

A comandar a juventude estava na época um parte-pedra que só sabia organizar jantares em que chamava a comunicação social para dizer que iam abordar os problemas dos jovens. Iam nada, iam era espreitar as coxas das colegas do partido por baixo da mesa, os sacanas. Mas tinham o apoio do Buenos que era o que interessava.

Quando a catequista de seu nome Assunção largou o microfone da Igreja para assumir os destinos da juventude, tratou de enviar recados redigidos pelo Firmino para impressionar os cidadãos.

Nos próximos três meses, dizia ela em directo para as televisões, vamos organizar palestras sobre os jovens e convidar figuras de renome para esclarecer os pais sobres os problemas da infância e da adolescência. Vai ser um por mês, gritou com ar triunfante. Vamos visitar as aldeias e auscultar os jovens que trabalham o campo, é, que trabalham a terra, é, que levam o gado a pastar. É, diziam todos em coro, tal e qual como na Igreja.

Buenos nem acreditava no que ouvia: esta gaja está a sair dos cascos. Preocupou-o a corrida que o parte-pedra tinha levado nas eleições, mas fraco por fraco mais vale ir duma vez. Mas as ideias que ela apresentava deixavam-no com a pulga atrás da orelha.

Entretanto Firmino regozijava de felicidade. Estou no caminho certo, estou no caminho certo, esta Assunção é poetisa de certeza. Oh que paixão, dizia ele já vendo poesia por todos os lados.

Os meses foram passando, foram passando sempre lentamente até que a Assunção desapareceu de circulação. Quanto à Maganinha exibe a sua musculatura, meteu uma funcionária a vender as pipocas e quer ensinar francês aos comerciantes para eles entenderem o inglês dos turistas.

O golpe de estado do Firmino fracassou e já há quem diga que quer dizer adeus à política.






Sem comentários: