segunda-feira, 17 de setembro de 2012

o dr. se vier é o candidato

O Dr. Se Vier estava farto da vida que levava, aquela rotina de se deslocar para o Hospital e para o Centro de Saúde sempre atrasado, quando não faltava, deixava-o doente e, antes que precisasse de um médico o Dr. Se Vier achou que era tempo de colocar um ponto final.
 
O Dr. Se Vier a que horas vem menina?
 
O Dr. Se Vier  se vier vem daqui a meia hora.
 
Ai, que eu tinha a minha consultinha para as 10 horas. E agora o que faço?
 
A senhora aguarde que pode ser que ele venha.
 
Entretanto um outro doente do Dr. Se Vier meteu-se na conversa e disse:
 
O Senhor Dótôr Se Vier vem atrasado.
 
Incomodado com esta fama que o dava como desleixado e face ao vazio de candidaturas do Partido Sindicalista, Se Vier sem dar cavaco a ninguém foi ter com o Gurguilho, dono do jornal controlado pelo poder, para agendar uma entrevista.
 
Ei Gurguilho já num te via há mais dum ano. Pareces o Beky com esse cabelo.
 
Gurguilho achou, no tempo em que nadava em dinheiro, que ter um jornal era a melhor forma de colocar em papel o hábito de coscuvilhar a vida dos outros. Assim o pensou melhor o fez, até porque a mulher, de nome Carminda, tinha tirado um curso de jornalista numa Universidade que nem o Relvas tinha coragem de frequentar. A primeira medida que tomou foi publicar um editorial em que alardeava a independência relativamente aos partidos políticos, porque eram os culpados de todos os males do mundo. Só que quando se apercebeu que a Carminda não tinha qualquer jeito para a escrita Gurguilho tentou correr com ela e mandá-la para o desemprego. Só mais tarde e no próprio dia se lembrou que Carminda era a sua esposa. Foi o desastre. O jornal começou a definhar, a definhar, os jornalistas sem receber, as dívidas a acumular. Gurguilho, aconselhado por um especialista em vigarices, fecha o jornal e abre outro. Foi aí que o Dr. Se Vier viu a oportunidade de uma vida.
 
E tu Se Vier que é feito de ti?
 
Ei pá Gurguilho sabes como é, o pessoal do partido num se entende e é nestas alturas que nós, os corajosos, temos que aparecer e dar a cara. Num me arranjas uma entrevista no teu jornal?
 
Pá Se Vier tenho que falar primeiro com o Buenos.
 
O Buenos era o gajo que mandava na Câmara. Chamavam-lhe Buenos porque ele tinha a fama de divulgar pelas esquinas as viagens que fazia, pagas pelos empreiteiros e quando foi a Buenos Aires um amigo perguntou-lhe: então que tal Buenos Aires? E ele respondeu: Buenos, Buenos.
 
E ficou o Buenos. Os cidadãos já nem sabem o nome dele, todos o conhecem pelo Buenos e ficam aterrorizados só de ouvir soletrar as letras.
 
Alô Buenos aqui é o Gurguilho.
 
Faz favor, por favor. Respondeu Buenos já aborrecido por ser uma voz masculina. É que Buenos, por vontade própria, só tinha funcionárias à volta dele. Sentia que dessa forma teria sexo quando, como e com quem lhe apetecesse.
 
Era um fartote, dizia ele virado para o espelho que utilizava para pentear o cabelo nas horas mortas.
 
Olha, o Dr. Se Vier, estás a ver?
 
A ver num estou.
 
O Dr. Se Vier que diz que é teu grande amigo, quer uma entrevista no nosso jornal.
 
Manda-o mijar nas cobinhas!
 
O Dr. Se Vier não se conformou com este desfecho e depois de muito pensar decidiu mudar de armas e bagagens para a praça onde ficava a Câmara, de forma que pudesse apanhar Buenos distraído e confrontá-lo com a sua candidatura.
 
Esperou, esperou, esperou, até que por volta das 11h30 sai um tipo vestido de preto de dentro dum BMW. É ele, pensou Se Vier.
 
Passo rápido em direcção ao vulto, só muito próximo se apercebeu que era o outro, o que está de saída.
 
Então Dr. Outro, bem disposto? Disse Se Vier para disfarçar. O Outro nem respondeu.
 
Só por volkta das 17 horas quando já abria a boca de sono e sentia-se como um funcionário público com horário a cumprir é que Se Vier apanhou Buenos escondido atrás da porta a espreitar uma funcionária conhecida por ter seios fartos e usar mini-saia.
 
Apanhei-te seu malandro. Dá aí um bacalhau, disse Se Vier.
 
Então, que se passa? Rugiu Buenos.
 
Meu grande amigo Buenos, sabes que somos amigos de há muitos anos, não sabes?
 
Diz lá que estou com pressa para apanhar a carreira.
 
Sou candidato pelo partido sindicalista e quero-te já dizer que te vou derrotar.
 
Num tens vida. Fumas charuto?
 
Não.
 
Bebes tequilha?
 
Não.
 
Gostas de pizza?
 
Não.
 
Atão num tens vida. Disse Buenos em alusão à sua experiência como viajante.
 
Podias arranjar uma entrevista no jornal do Gurguilho.
 
Por seres meu amigo e se disseres que és meu amigo eu arranjo, caso contrário bai mijar nas saquinhas.
 
No dia da entrevista Se Vier meteu uma gravata com umas calças de ganga e um blazer. Sentiu-se candidato e o partido sentiu que tinha um... ... ...artista.

Sem comentários: