terça-feira, 4 de janeiro de 2011

o velho cds


O CDS da Póvoa de Varzim nunca voltará a ser poder, excepto se o PSD dele precisar. É para isto que serve o CDS, o nacional e o local: muleta do PSD. Macedo Vieira, aliás, já se pronunciou publicamente para a necessidade de ambos se coligarem em 2013. Não tenho qualquer dúvida que se o PSD tivesse perdido a maioria absoluta em 2009 o CDS faria uma coligação para ambos governarem. Memória curta. Esta geração do CDS, de bons rapazes, mas com ascendentes que despudoradamente contribuíram para a destruição da cidade, esquecem-se do tratamento que Macedo Vieira e seus pares infligiram aos autarcas eleitos em 1993, quando Joaquim Cancela da CDU celebrou, em segredo, um pacto de governação com as consequências que todos conhecem.

Em 2001 o CDS obteve 3129 votos, em 2005 2278 e em 2009 3239. A descida em 2005 permitiu ao CDS perder o único vereador eleito, Carlos Mateus. Não é de crer que em 2013 o CDS volte a subir. Não tem força, carisma nem gente com qualidade e popularidade suficientes para conseguir um resultado histórico. Servirá apenas de muleta. Se do PSD ou do PS saberemos nessa altura.

11 comentários:

Anonymous disse...

Quem for ver o 1º comentário do post anterior terá a resposta para todas as possibilidades aqui colocadas!...

Anonymous disse...

O CDS está aí para as curvas.

Anonymous disse...

E quanto mais vaticinarem o declínio do CDS, mais ele cresce. Lembrem-se que o PS também já desceu até ao Vereador Zero.

Anonymous disse...

O CDS não cresce na Póvoa de Varzim muito mais porque o seu eleitorado conforma-se com as políticas de Macedo Vieira. Só isso.

Anonymous disse...

Ver link: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1585509

Anonymous disse...

O CDS na Póvoa não cresce. Porque a colocar apenas 5 outdoors em todo o concelho nas eleições autárquicas só pode esperar eleger um vereador. Basta ver o PS que colocou centenas de outdoors e mesmo assim não ganhou a Câmara. Foi assim em todo o País, os socialistas investiram loucamente em publicidade e agora têm um buraco superior a 35.000.000,00€. O CDS não se endividou mas também não ganhou tantos vereadores como o PS.

Anonymous disse...

Para quem acompanha a sucessão de blogues com este teor (quiçá se os autores não são os mesmos) apercebe-se facilmente do seu estilo peculiar. Inicia-se sempre com o parodiar de uma série de pessoas, associações e partidos e com o avançar do tempo começasse a afigurar o seu propósito: o apoio ao PS e ao(s) seu(s) candidatos em momentos eleitorais (http://povoadevarzimonline.blogspot.com/2009/05/eu-apoio-renato-matos.html). E como desta vez se faz enfoque ao partido que desde o 25 de Abril aderi, vou deixar aqui algumas palavras ao autor.

No dia 01/10/2009 anunciaram que Renato Matos seria o próximo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (http://povoadevarzimonline.blogspot.com/2009/10/renato-matos-e-o-proximo-presidente-da.html), enganaram-se, não há coroações em República. No dia anterior quando pediam aos restantes candidatos para desistirem a favor de Renato Matos, afirmaram que o CDS não elegeria nenhum Vereador (http://povoadevarzimonline.blogspot.com/2009/09/desistam-favor-de-renato-matos.html), também se enganaram, é o Povo que nas urnas decide quem tem ou não Vereadores. E agora anunciam que o PS será poder em 2013, o que mais parece que estão a dar uma mãozinha ao PSD.
E esses do CDS que contribuíram para os males da cidade, o PSD e o PS foram buscar. Exemplos? PPD e PS tanto criticavam Manuel Vaz, mas depois quiseram-no nos seus Partidos. Foi Presidente pelo PPD e por uma negra não foi candidato pelo PS nesse ano de 1993 em que os Socialistas já regozijavam com a conquista da Câmara. Mas….. Oh diacho, nesse ano o PS não elegeu nem sequer um vereador.

Não acho que o CDS não volte a ser poder. Mas, para isso terá que investir um pouco mais nas campanhas. O tempo o dirá.

Anonymous disse...

O CDS que invista o dinheiro dos submarinos.

Anonymous disse...

Para quê que Portugal precisa de submarinos? Já ninguém usa isso.

Anonymous disse...

Nenhum partido oferece, neste momento, as garantias de futuro que o CDS dá.
Acreditei sempre no trabalho de Macedo à frente do município. Hoje vejo-o como uma pedra no sapato de cada poveiro.
Não acredito nas pessoas que o PS apresenta na sua equipa (como políticos).
E isto para não falar na Juventude Centrista, que deu um novo alento ao partido e assegurou, a olhos vistos, garantias de responsabilidade para os jovens, de forma bastante adulta e construtiva. Aqui, basta olhar para as outras "jotas".
Em suma: políticos básicos por parte de PSD e PS (e nem vale a pena falar nos restantes); quadros jovens e de valor que não dependem da política para viver, no CDS (basta olhar para Jorge Serrano, José Carmo e para o Presidente concelhio, Pedro Guimarães); uma juventude partidária responsável e que, a meu ver, tem trazido a público temas extremamente importantes, de real valor para o futuro (as relações com a Galiza, por exemplo...).
E nisto sou tudo menos parcial... nunca fui filiado em partidos e sempre votei no PSD.

Cumprimentos

Anonymous disse...

E eu até aqui votava no PS, mas nunca mais votarei. A partir de agora o meu voto é CDS, quer este partido cresça ou não.