Nas eleições autárquicas de 2001 o PSD obteve 19387 votos (64,62%), o PS 5302 votos (17,34%) e o CDS 3149 (10,50%).
Porém, em 2005 o PSD teve uma queda abrupta com a candidatura do PS liderada por Silva Garcia, ou seja: o PSD obteve 16778 votos (54,21%), o PS 8820 votos (28,50%) e o CDS 2278 (7,36%).
Muitos pensarão que o mérito desta subida do PS se deve à figura de Silva Garcia. Puro engano. Ninguém sabia quem era Silva Garcia e a esmagadora maioria dos votantes no PS nem sequer estava preocupada em saber quem era e o que fazia. Foi pura e simplesmente um voto contra Macedo Vieira e a sua política virada para as obras de cimento com os resultados catastróficos que estão à vista de todos.
A prova acabada de que se tratou efectivamente de um voto contra veio com as eleições de 2009. Vejamos os resultados:
O PSD voltou a baixar obtendo 15052 votos (46,29%), o PS obteve 11123 votos (34,21%) e o CDS 3239 (9,96%).
O candidato do PS foi Renato Matos, o qual por ser um ilustre desconhecido da população era tido entre os apoiantes laranjas como um natural perdedor, alguém que não conseguiria manter e muito menos subir os resultados de 2005. O próprio Silva Garcia, talvez por despeito, antevia um resultado catastrófico para os socialistas. Puro engano, mais uma vez!
Importa perguntar: o mérito da subida em 2009 deve-se à imagem de Renato Matos? Não definitivamente. Ninguém sabia quem era Renato Matos. Renato Matos ou qualquer outro candidato obteriam o mesmo resultado, ou até superior.
Mais uma vez e disto não tenho qualquer dúvida, a votação foi contra a política de Macedo Vieira.
A dúvida que se coloca é a seguinte: conseguirá o PS voltar a subir e o PSD continuar a descer em 2013?
Definitivamente que sim. A intenção dos poveiros acentuar-se-á relativamente aos anteriores actos eleitorais, por vários factores:
1- Já não é Macedo Vieira o candidato, que apesar da mediocridade dos mandatos, conseguia impor a sua imagem;
2- A candidata do PS é muito forte, tem o agrado do lado feminino da população e é mais conhecida do que os dois anteriores candidatos;
3- Aires Pereira está muito chamuscado política e pessoalmente, não só pela condenação em tribunal pelo crime de abuso de poder, mas também pelos casos de doping associados à equipa de ciclismo e a si próprio quando faltou a um controle de veteranos, bem como às clivagens com o Varzim resultantes do negócio do estádio.
Se o PS continuar com o ritmo de subida que vem conseguindo desde 2005 obterá em 2013 cerca de 14200 votos, e se o PSD mantiver o ritmo de descida obterá 13 100 votos, isto se o CDS mantiver a votação.
Este cenário colocar-se-ia numa situação económica e social normal, mas o momento que o país vive é demasiado grave para evitar que haja uma substancial penalização do PSD e do CDS nas próximas autárquicas.
Este cenário colocar-se-ia numa situação económica e social normal, mas o momento que o país vive é demasiado grave para evitar que haja uma substancial penalização do PSD e do CDS nas próximas autárquicas.
2 comentários:
Ó Terroso, agora estás a ir longe demais pá. Nós compreendemos que digas mal do Renato! Agora, do Silva Garcia não pá!
O autor deste blog é um génio percebe de tudo e mais alguma coisa, critica tudo e todos . . . pah porque n te candidatas visto ser o senhor da verdade!
És simplesmente . . . ridiculo!!
Enviar um comentário