sexta-feira, 30 de agosto de 2013

aires pereira é o chocapic da póvoa


Solícito e simpático como como vem se comportando desde que anunciou a candidatura, Aires Pereira, na impossibilidade pagar rendas aos mais carenciados, é bem capaz de começar a oferecer caixas de Chocapic aos indecisos. Só não entendo a vontade de se vingar de quem publicamente manifesta intenção de votar contra. Deve ser a concretização do lema do que ele apelidou de movimento Todos Somos Poveiros, ou Swaps como diz Macedo Vieira.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

autárquicas 2013 (9)


1- O calendário da campanha eleitoral de Aires Pereira coincide com o de vereador: uma pequena obra aqui, uma promessa para depois das eleições acolá (esta do relvado sintético em todos os campos de futebol vinda de quem está no poder há 24 anos torna-se ridícula) e os bluffs do governo com um timing estranho. Entre este tipo de comportamento e o recentemente vindo a público de Luís Filipe Menezes, que supostamente terá pago rendas a famílias carenciadas, não vejo qualquer diferença. O problema que se coloca na Póvoa de Varzim é transversal a todas as cidades de província: a imprensa está manipulada ou não tem força suficiente para tornar públicos estes escândalos, sendo que a poveira sofre dos dois males.

2- Para um cidadão como eu, indeciso quanto à escolha do partido em que votar no próximo dia 29 de Setembro, toda a ajuda é importante para tentar perceber o seguinte: Jorge Quintas Serrano do CDS é o único candidato repetente, ou seja, é o único que apresentou candidatura nas autárquicas de 2009. Obteve a singela quantidade de cerca de 3000 votos, o que para os redondos 15000 de Macedo Vieira vai uma diferença no minímo considerável. Em 2009 não foi capaz de derrotar o candidato laranja, mas aparece em 2013 com um slogan algo estranho: É AGORA! Pergunto: se é agora por que razão não foi em 2009? O que mudou para o CDS? Não me venham com a treta de que é por ser Aires Pereira o candidato que o CDS está com esperança de ser vencedor. Venham argumentos convincentes porque eu preciso de decidir em quem votar.

3- Gostava de falar da CDU mas não encontro palavras para quem passou 20 anos a apoiar Macedo Vieira.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

autárquicas 2013 (8)



1- O Tribunal da Póvoa de Varzim decidiu não admitir Daniel Bernardo como candidato nas próximas eleições autárquicas. Independemente dos fundamentos da decisão, que não conheço, penso que é de elementar justiça que se aplique a lei de limitação de mandatos no sentido para que ela foi criada: impedir que certos indivíduos se perpetuassem no poder. Embora não seja uma decisão definitiva, deve ser saudada por todos os que vêm a democracia como a plenitude da alternância no poder. Resta esperar pela decisão do Tribunal Constitucional, mas tenho um palpite que todos estes habilidosos, como o Menezes, o Seara, os mais mediáticos, vão levar um valente pontapé naquele sítio.

2- Elvira Ferreira tem feito uma campanha que só deve merecer elogios, atentas as dificuldades naturais de quem está na oposição. Privilegiando o contacto directo com as populações certo é que a atenção que lhe é atribuída pelos poveiros merece receio de quem com ela quer disputar a vitória em 29 de Setembro.

3- Aires Pereira, porém, perdeu o gás com que começou a aventura mais importante da sua vida. Depois de andar pelas freguesias a passar uma mensagem irrealista, com o epíteto Todos Somos Poveiros, cujos resultados ninguém conhece porque não são para conhecer, porque simplesmente não passou de show off, eis que se remeteu às suas simples funções de vereador: uma procissão aqui, uma inauguração acolá, uma notícia encomendada além. Muito pouco para quem deveria saber que está muito chamuscado.

4- Sobre o CDS tenho alguma dificuldade em escrever, porque sempre que vejo Jorge Quintas Serrano, o candidato, a sombra parece ser a de Henrique Campos Cunha, o sogro, nome intimamente ligado à destruição a que a Póvoa foi submetida nas décadas de 70/80. É muito importante que os poveiros não esqueçam este pormenor que faz toda a diferença: o CDS está ligado ao pior período que a cidade alguma vez viveu.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

turismo na póvoa de varzim


Recordo como se fosse hoje o dia em que Macedo Vieira decretou a Póvoa de Varzim como Capital do Turismo de Qualidade. Ainda não tinha feito nada em prol da categoria, mas já avançava com o título, criado pelo próprio como é óbvio.
Decorridos todos estes anos o que temos na cidade?

1- Chineses com lojas abertas nos locais mais emblemáticos da cidade;

2- Visitantes com nível de poder de compra muito baixo;

3- Tivemos durante dezenas de anos a água do mar poluída pelo esgoto;

4- As areias da praia completamente contaminadas com escremento de cão durante todo o ano, e no Verão eram varridos com uma vassoura para enganar o visitante;

5- E acima de tudo temos um ambiente nocturno digno dum filme de terror.

Realmente ao longo dos anos, fruto da má frequência da cidade e, acima de tudo, da existência de espaços de diversão com lugares em número muito superior à procura, a noite na Póvoa de Varzim tornou-se um período de violência gratuita.
Todos se lembram das cenas de pancadaria que todos as manhãs de Agosto serviam de espectáculo aos moradores e traunseuntes do Passeio Alegre e ainda está fresca na memória a cena de violência que foi relatada em directo para a Rádio Onda Viva, já no tempo do Twin's Praia.



Pois as coisas não melhoraram: do agora denominado Kenzzo, antigo Budha e depois GAGA, saem a partir das 6h30m da manhã hordas de energúmenos, uns bêbados outros drogados, aos gritos pela Avenida dos Banhos a incomodar toda a gente, a danificar o espaço público, a insultar quem se cruza com eles.
E do glamoroso Twin's Praia temos o relato de cenas de pancadaria na última madrugada de sábado para domingo, envolvendo clientes e seguranças.
É a Capital do Turismo de Qualidade!


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

perseguição à venda ambulante na póvoa de varzim

Os poveiros devem estar lembrados dos incidentes que ocorreram na praia da Estela, resultado da existência de alguns naturistas, também conhecidos por nudistas, que apanhavam sol exibindo as partes intímas do seu corpo para gáudio de alguns "espreitas" que se escondiam nas dunas a apreciar o espectáculo. Sacanas passavam lá tanto tempo que até se esqueciam da hora de almoçar. No café local era o regabofe: pá, um dia passou uma pila rente à minha cara, fonha-se! E eu pá? A gaja estava mesmo com o cu virado para mim. Um belo dia a mulher dum deles foi procurar o marido e deu de caras com o gajo nas dunas com as calças em baixo também a fazer nudismo. Ai meu cabrão que me estás a traír cum outra. Num tou nada, num tou nada. O escândalo veio para os jornais e Buenos pôs-se logo de prevenção, ele que já sabia há muito tempo que na praia da Estela se fazia nudismo. Discute daqui, discute dacolá e Buenos sentencia triunfante: vamos concessionar a praia de formas a que não se possa fazer nudismo.
Agora na qualidade de candidato, Buenos quer impôr a sua presença nestes eventos marcantes para a população e tendo chegado aos ouvidos que o nudismo havia voltado em força à praia, tanto que no ano passado até organizaram lá um Congresso, veja a foto:




Buenos, acompanhado dos polícia municipais fez uma rusga na praia para acabar de vez com o flagelo do sexo ao vivo e a cores. Resultado: os criaturas fugiram desalmadamente, tendo deixado as roupas para trás. Veja: 


Consta que foi o Zé Maçães quem lhes deu roupa e os enviou para o albergue dos peregrinos do Caminho de Santiago em Rates, onde comeram uma sopa oferecida de borla pelo Armindo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

feira do livro da minerva


Continua penosamente na Póvoa de Varzim a denominada Feira do Livro da Minerva, este ano sob o lema sugestivo "namora junto ao mar e dá uns beijos". Depois do vento como justificação para o fracasso eis que é a chuva a causadora da desolação que assola os livreiros, este ano reduzidos à Livraria Minerva (o homem nem dorme a pensar na feira) e com o calor que se avizinha será este o causador do desastre do evento. Até ao dia da Senhora da Assunção. Espero que o Aurelino não volte a dar a missa das 7 às 22 horas. É que as velhinhas não estão acostumadas a horas tão tardias.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

autárquicas 2013 - sondagem para a póvoa de varzim


Porque o voto é secreto, porque o Aires Pereira não consegue saber em quem você vota por muito que a mulher se queira disfarçar de mosca e ouvir o que os outros dizem, porque as eleições autárquicas de 2013 são o momento mais importante para a o futuro da Póvoa desde o 25 de Abril de 1993, ano em que Macedo Vieira, para azar da cidade, foi eleito, porque a alternância no poder é a maior conquista da democracia e porque a liberdade de expressão está ameaçada por estes vagabundos, eis que temos uma sondagem para a Póvoa de Varzim  que passa a estar activa desde este momento, ali ao lado.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

o verdadeiro candidato


Confesso com toda a honestidade que não sei o seu nome, nem sequer estive com a preocupação de o pesquisar. Sei apenas que é o número 2 da candidatura de Elvira Ferreira, a escolhida pelo Partido Socialista da Póvoa de Varzim para se candidatar à Presidência da Câmara Municipal.
Não gostei nada do que vi na sexta-feira à noite no Passeio Alegre, aí pelas 22 horas. Aquele que deveria ser um espaço pedonal tem, apenas por erros na gestão urbanística da cidade, um acesso a garagens. Apenas um acesso a garagens e não um parque de estacionamento. E se o cidadão comum já merece ser criticado pelo desrespeito para com as regras de trânsito, muito mais deve ser aquele que pretende instalar-se no poder e cujo primeiro objectivo deveria ser o exemplo de cidadania.
Criticamos Macedo Vieira por isto, Aires Pereira por aquilo e quando pensamos que a mensagem transmitida (Um Compromisso de Mudança) é tida como a definitiva alteração de tudo o que a Póvoa de Varzim tem sido no passado, verificamos que ainda como candidatos o comportamento nada tem de exemplar.
Ignoro se o indivíduo já revela tiques de estrela, se pensa que já é conhecido da população, se acha que o seu Mercedes lhe permite estacionar em qualquer lugar. Não quero saber disso para nada. Mas não posso deixar passar em claro que as placas de sinalização de trãnsito são para ser respeitadas por todos e mais ainda por aqueles que têm obrigação de dar o exemplo.
Se eu fosse Elvira Ferreira teria uma conversa com ele, muito séria.

E ele estava lá na Feira do Livro. Todo feliz. Fiz a experiência de como lhe ficaria um bigode, porque cabelo nem vale a pena perder tempo.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

josé reina sobre elvira ferreira


"A Elvira Ferreira é uma médica distinta, oriunda de uma família com raízes profundas na nossa terra e é uma pessoa sem rabos de palha. Mas desconheço as suas apetências políticas".

Depois de ler esta declaração do Dr. José Reina sobre Elvira Ferreira a sensação com que fico é que o candidato da CDU à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem receio de dizer tudo o que sabe. É que se Elvira Ferreira não tem "rabos de palha" é porque alguém os tem e tem grandes. Mas o Dr. José Reina não diz quem são eles. Não sei se o Dr. José Reina também tem "rabos de palha". Não sei se a história da contratação do seu filho poderá ser considerado um "rabo de palha". Talvez um pequenino, talvez um daqueles em que o povo não vê mal nenhum.
Referir-se à Drª Elvira Ferreira desta forma fez-me lembrar aquela outra que para não dizer mal da Póvoa de Varzim veio para um jornal local elogiar Vila do Conde. Ora!