sexta-feira, 30 de setembro de 2011

cartão jovem municipal

A Câmara Muncicipal da Póvoa de Varzim lançou em Maio passado o Cartão Jovem Municipal, uma boa ideia onde se pretende que as forças vivas da cidade colaborem com os mais jovens no acessso aos bens básicos do dia-a-dia, onde se vislumbram cada vez mais dificuldades. Considerou, desta forma, a autarquia fundamental que as empresas e estabelecimentos comerciais aderissem à iniciativa juntando-se às mais 8 mil entidades e lojas espalhadas por todo o país. Os que estiverem interessados na obtenção do cartão jovem devem contactar a Casa da Juventude: telefone: 252 619 230 ou email: casajuventude@cm-pvarzim.pt
Querem saber qual é a minha modesta opinião? Pura perda de tempo. Amigo varzinista e bombeiro voluntário: inscreve-te no PSD da Póvoa de Varzim, recebes um cartão que te dá acesso aos jogos do clube, acesso às piscinas da Varzim Lazer e ainda a participares nas Assembleias de todos os clubes e associações da cidade. Vão-te pedir uma mensalidade, mas tu dizes que recebes o Rendimento Social de Inserção e estás pronto para colar cartazes. Em pouco tempo já és funcionário público e ainda recebes umas galinhas ou uns coelhos se fores para fiscal. Vá lá, toca a aderir!


Cartão Jovem Municipal de Braga

Cartão Jovem Municipal Aveiro

E por aí fora. Até se vendem nos quiosques.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

III triatlo varzim lazer - um caso de sucesso

Quando por aí se fala sem saber em extinção de institutos, sociedades, offshores e empresas municipais, é caso para dizer: abram os olhos meus amigos, abram os olhos! Não é que o III Triatlo Varzim Lazer foi um sucesso retumbante e arrebatante! Isto é um exemplo vivo de boa gestão, gestão equilibrada e sustentada. Centenas de atletas de vários países deslocaram-se à Póvoa de Varzim para participarem nesta prova que conta para o campeonato Europeu da categoria e já faz parte do calendário nacional de Triatlo. Claro que os quenianos dominaram em todas as frentes temdo garantido os três lugares do pódio, mas Fernando Mamede e Carlos Lopes tiveram uma palavra a dizer pela luta que deram até aos últimos metros. De realçar também os milhares de pessoas que, de todo o país, se deslocaram à cidade para assistir a esta prova transmitida pelo Canal 1 da RTP. Foram cerca de 200 mil pessoas que encheram por completo a Av. dos Banhos numa manhã bonita de sol, praia e guarda-sois. Os hoteis encheram, os restaurantes não tiveram mãos a medir e a economia local deu mais um grande passo rumo à recuperação, servindo assim de exemplo a todo o país pela robustez que demonstra. Está de parabéns a organização.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

cavaco silva visitou os açores

Nesta visita o Presidente da República fez-se acompanhar de 30 pessoas, entre as quais um médico e uma enfermeira. Eu como sou do PSD e bombeiro voluntário votei sempre em Cavaco Silva. Inclusivé nas últimas autárquicas de 2011 eu dizia sempre: o Prof. Cavaco Silva vai ganhar porque eu voto nele. E assim foi. Mas como cidadão não gostei de saber que, em plena crise que assola o país de lés a lés e de norte a sul, o Presidente da República faça viagens caras e com uma finalidade dúbia, duvidosa e graciosa e o Pico entre algumas ilhas que visitou. Neste aspecto é sempre bom realçar a atitude de outras pessoas ligadas ao nosso partido, como o Sr. Dr. Macedo Vieira, que sabendo das dificuldades que atravessam muitos cidadãos, cortou radicalmente com tudo o que seja viagens e passeios e jantares e devaneios. Imagine-se agora que o nosso Presidente ia ao Rio de Janeiro acompanhado de 30 pessoas. Era o fim do mundo, o fim da picada e o fim da bananada. Ninguém dava descanso ao homem e todos diziam que andava a gastar o dinheiro dos contribuintes. Pergunto eu: há políticos de primeira e políticos de segunda? Se assim for eu deixo a política e volto a ser bombeiro a tempo inteiro. Tenho dito!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

a póvoa é a capital do turismo

Sempre foi, e foi mais ainda desde que o Sr. Dr. Macedo Vieira assumiu os destinos da cidade. O trabalho desenvolvido a esse nível nos últimos 18 anos é merecedor de estudo nas melhores Universidades de Turismo do país e do estrangeiro. E nota-se, digo eu, nota-se no dia-a-dia dos poveiros o quanto o turismo interfere na sua vida. Ele está aí para todos verem e só não vê turismo quem não vai lá ver o turismo. Eu próprio sou turista, mas já fui bombeiro voluntário e funcionário público. Desde que fui para o PSD passei a ser turista, porque trabalho no turismo. Hoje comemora-se o Dia Mundial do Turismo e a Póvoa de Varzim foi a cidade escolhida pela ONU para receber as comemorações oficiais. Assim sendo, a nossa Câmara assinala a data com aventuras para todos os gostos. Já sei que os mais maldosos vão pensar que vai haver aventuras sexuais. Ide à igreja rezar que vos faz bem. É partindo do mote "aventuras ... na Terra, no Mar, no Ar e no Pedalar" que a autarquia vai receber os milhares de turistas que nos vão visitar hoje, que irão ser recebidos com tricanas poveiras, como nos bons velhos tempos, acompanhadas da poesia do António Pereira e do violino do seu filho Tiago, sempre prontos para dar a sua colaboração nestes eventos importantes para a cidade. O Sr. Dr. Macedo Vieira sublinhou à imprensa a importância do Turismo para dar a conhecer a cidade, até aqui pouco conhecida e a Srª Drª Lucinda Delgado que tem o curso de Turismo disse que espera que o Turismo fique mais conhecido dos poveiros e de quem nos visita. Todos a fazer de turistas hoje para comemorar o Dia Mundial do Turismo. Entrada grátis!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

grandes delfins!

O meu amigo leitor, varzinista, bombeiro voluntário e companheiro do PSD, já deve ter ouvido falar nos Delfins.  Já todos ouvimos falar, é claro. Os Delfins são assim como os Bombeiros Voluntários da praia. Antigamente chamavam-se Melrinhos, agora chamam-se Delfins. São liderados por essa figura carismática da Póvoa de Varzim, o Delfim, que já foi nadador-salvador, bombeiro voluntário, funcionário da Câmara, director do Varzim e dançarino no Rancho das Tricanas Poveiras. Os Delfins fizeram uma Gala de encerramento da época balnear no Casino da Póvoa, onde se soube que ninguém tinha morrido nas praias da Póvoa durante o Verão de 2011. Temos que lhes dar os parabéns, aos Delfins. Na cerimónia, bastante concorrida por excelência e decência, João Nunes, também conhecido por João Grande, abordou a talhe de foice, o problema da ocupação do areal e da revisão do POOC, e muito bem e com razão digo eu não é. Então se durante todo o Inverno o João Nunes anda a limpar o areal da praia da Póvoa de Varzim, e aqueles que usam pára-ventos não ajudam, só conspurcam, esses têm que ter menos direito a ocupar a praia, ou então pagar aos concessionários, de que João Nunes é Presidente, uma quantia por dia, porque no fundo são os concessionários que dão vida à praia e vida à economia e a economia é a alavanca e o motor da sociedade. Ou não é assim? Muito bem, e brilhantemente, andou o Sr. Eng. Aires Pereira que disse que é preciso haver consenso e que o Município está atento. Eu também estou atento a tudo, de formas que estou a aguardar que o Sr. Engenheiro discipline a situação para o bem da economia e das muitas famílias que vivem do mês de Agosto, ora bolas!

domingo, 25 de setembro de 2011

varzim 2 - tirsense 0

Jogo no estádio do Varzim Sport Clube, num dia de Verão fantástico que fez lembrar os jogos internacionais em que o nosso clube recebia os grandes europeus, como o Porto, o Benfica ou o Sporting. Ai que saudade!

Contra o Tirsense o Varzim alinhou com Benje na baliza, Fernando Ferreira, Quim, Artur e Salvador, Marco Aurélio, Praia e Jarbas, Tone Cunha, Eliseu e João Alves.

Desde a longínqua época de 1966/67 que Varzim e Tirsense não se defrontavam, umas vezes porque o Varzim descia e outras porque o Tirsense subia e vice-versa. Coisas do infortúnio, como se costuma dizer. De forma que era com ansiedade que os varzinistas do PSD aguardavam o desfecho deste jogo. Houve fanfarra, zés pereiras e troca de galhardetes, principalmente quando o avançado do Tirsense, Carlos Manuel, fez um gesto feio para Tone Cunha a dar a entender que o rapaz tinha pulgas atrás da orelha. Houve um valente sururu, que foi sanado com a intervenção das autoridades. Esperemos que o Varzim não seja castigado em mais mil euros. Eu é que já estava chateado ainda antes do jogo. Quer dizer, o Varzim estava a zero nos últimos dois jogos e um homem a pagar as quotas sem ver golos. Aproveitei e fui até à praia com os meus filhos. Ao intervalo fui até ao estádio e à entrada o Zacarias pede-me o cartão de sócio. Que cartão de sócio pá? Pega! Tirei dos calções molhados o meu cartão do PSD e mostrei-lhe. Ele até fugiu. Olhei de lado com aquele ar de "respeitinho amiguinho!". Aos 72 minutos o Varzim marca através de Praia. Foi uma explosão de alegria. Corri bancada abaixo e agarrei-me à rede a abanar aquilo tudo. Quase que caía de costas. Um homem pensa que tem 20 anos. Aos 92 minutos já quando me dirigia para a saída ouvi gritar "golo" e quase que desmaiava. Mas era o segundo do Varzim, o que me deixou inconformado por não ter visto a jogada. Esperemos que a Porto Canal passe o resumo. Mas parece que foi o Jarbas que o marcou numa jogada de insistência. No fim os varzinistas estavam contentes e com esta vitória sobre um rival directo fica mais perto a subida.

sábado, 24 de setembro de 2011

varzim preparado para assumir a liderança

É já amanhã, amigos varzinistas do PSD, que o nosso clube do coração recebe um grande do futebol português, o Tirsense, clube com vastos pergaminhos na modalidade, aliás como nosso Varzim. Vai ser um jogo duro de levar de vencida, mas estamos crentes que os pupilos de Dito acabarão por levar a água ao seu moínho e arrancar os 3 pontos em disputa, passando dessa forma a assumir a liderança do campeonato, já que se espera que Chaves, Fafe e Ribeira Brava percam os respectivos jogos. Era ouro sobre azul, até porque como se sabe o plantel tem treinado bem, com vontade, com afinco e com trinco, como se esperava aliás, dado que o clube respira saúde financeira, saúde essa que congestiona e contamina os próprios atletas. Os sócios têm entrada de borla e os não sócios com a quota de Setembro. Varzim até morrer! E PSD também.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

póvoa futsal em grande!

É verdade, meus amigos, temos que estar preparados para tudo. E antever, prever e prevenir o futuro é um dom que poucos políticos têm, políticos de raíz, políticos estudiosos, políticos com h grande como se costuma dizer. Nós temos políticos desse calibre na nossa querida Póvoa de Varzim: gente que pensa a cidade e preocupa-se com os poveiros. É notório para todos: o Varzim está em riscos de desaparecer e por isso havia que criar uma alternativa de cariz e carácter desportivo. Nasceu o Póvoa Futsal, clube que está a dar os primeiros passos, mas já vem garantindo e granjeando enorme admiração não só entre os poveiros, mas também entre os forasteiros. Lembram-se os meus amigos da auto-escada para os Bombeiros? A maior parte da contribuição para a sua compra veio das receitas dos jogos do Póvoa Futsal que tem sempre o Pavilhão cheio. Cheio não, a abarrotar de gente. Entrava dinheiro naqueles cofres que ninguém acreditava, ninguém subsumia, ninguém testava. Isto significa que os poveiros já gostam mais de futsal do que até do próprio Varzim Sport Club. E não é para menos companheiros do PSD, não é para menos. Este clube só tem dado alegrias à cidade, vitórias retumbantes, êxitos sem precedentes e sucessivas subidas de Divisão. A Federação tem que criar mais divisões para o Póvoa Futsal subir. Um nome se destaca neste trabalho pioneiro e ordeiro: O Sr. Eng. Aires Pereira que é como um visionário, um mágico, um Prof. Karamba.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

sou dos bombeiros e do psd

É emocionante caros ouvintes e leitores. É emocionante saber que a nossa Associação de Bombeiros está viva e recomenda-se, mesmo aos mais incrédulos, inacreditáveis e intriguistas. Depois da fantástica recolha de fundos para a compra da auto-escada que teve como principal protagonista o Sr. Eng. Aires Pereira que deu a cara, é verdade, deu a cara pela iniciativa comprometendo a sua vida pessoal, profissional e laboral e política para ajudar uma Associação que é de todos nós, poveiros e forasteiros, sim porque os forasteiros são os que mais precisam porque habitam os prédios mais altos, não se dando por satisfeito, o Sr. Eng. Aires Pereira ainda fez uma festa no Parque da Cidade que recebeu cerca de 200 mil pessoas, as quais tendo contribuído com 5 euros deu o resultado que todos esperavam, mas nenhum acreditava, ou seja, a receita de 8 mil e 72 euros. É verdade. 8 mil e 72 euros, caro amigo, companheiro do PSD e bombeiro voluntário. Está de parabéns o Sr. Engenheiro que com esta quantia vai permitir que os nossos queridos bombeiros façam o seu jantar de Natal que de outra forma poderia estar comprometido.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

é o equinócio-o melhor festival de teatro do norte de portugal

Este Festival de Teatro que se realiza na Póvoa de Varzim é organizado pelo Varazim Teatro. Mas atenção: não confundir com o Varzim Sport Clube. É totalmente diferente. Este é Varazim e o outro é Varzim. Mas os varzinistas podem ir ao teatro, claro que podem. E então quando o Varzim não jogar em casa vamos todos ao Varazim. A primeira peça é já este fim-de-semana com a Oliveirense. Até eu me engano. Lá estou eu a ir para o Varzim. O Dr. Luís Diamantino, vereador com o pelouro da cultura, começou por felicitar Eduardo Faria pela persistência, insistência e ciência do grupo teatral. E é verdade, este grupo tem lutado contra todas as adversidades, inclusivé este ano, e aqui sou testemunha, o período astrológico foi favorável e tornou o Festival mais curto e mais económico, o que permite poupar nos gastos. Como diz o Dr. Luís Diamantino: só não vê teatro na Póvoa quem não vai lá. E é verdade porque o teatro está aí para se ver por todos. E começa já no dia 23 de Setembro só acabando no dia 1 de Outubro o que vai permitir ver teatro até o próximo ano. Que maravilha! O preço dos bilhetes esse nem revelo. É mais barato do que um maço de tabaco. Ora veja: inteiro 5 euros, sócios do Varzim têm desconto mediante apresentação da quota de Setembro; Grupos (mais de 8 pessoas senão não compensa) 3,75 Euros. Vamos lá amigos todos a comprar bilhetes.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

III Triatlo Varzim Lazer

Estou excitado e exaltado com este evento amigo leitor. É verdade. Fico emocionado quando a nossa querida Póvoa de Varzim salta para a ribalta, para as páginas dos jornais e para as páginas das televisões. Todos aqueles que nos visitam sabem. a Póvoa é plana e, por esse motivo, tem as condições ideais para a prática de qualquer modalidade seja ela qual for e doa a quem doer. Ciclismo, corrida, triatlo, natação e surf são algumas das modalidades que aqui se pratica como quem apanha morangos ou vai para as vindímas. É já no dia 24 de Setembro que se realiza a III prova do Triatlo Varzim Lazer. Atenção: não confundir com teatro. Teatro é outra coisa. Isto é triatlo. E como muito bem disse o Sr. Dr. Afonso Oliveira que veio de propósito da Assembleia da República apresentar a iniciativa: "faz parte da política do município gerir as suas iniciativas procurando dar mais saúde aos poveiros e dar sentido à máxima "É Bom Viver Aqui". Eu digo mais: É Muito Bom! Repare amigo leitor que o munícipio da Póvoa de Varzim dá, repito, dá mais saúde aos poveiros. Não vende. Dá. Outros municípios vendem tudo. Só não vendem as mulheres porque não têm. Desculpe leitor, agora saiu-me. Um tipo enerva-se a escrever e depois até ofende sem querer. Agora repare bem. Quem é a madrinha do evento? A Aurora Cunha? Não pá. Que Aurora Cunha? A Rosa Mota? Não pá que Rosa Mota? É a Vanessa Fernandes, a campeã mundial de ciclismo. E por falar nisso ontem já vi aquele baixinho que é DJ, o DJ Furtado, a pedalar para Vila do Conde e à vinda trazia a bicicleta aos ombros. Bufava que parecia uma baleia. Coitado levava a camisola da LA_MSS, mas ficava-lhe grande. Todos a participar no triatlo pois então.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

póvoa engalanou-se para receber milhares de pessoas

Foi um fim-de-semana em cheio na nossa querida Póvoa de Varzim. Foi como uma prenda de aniversário para o Sr. Dr. Macedo Vieira, nosso Presidente da Câmara, que muito merece pela disponibilidade que tem demonstrado para o exercício do cargo, com elevação, com educação e com habilitação, digo eu não é. Sábado à noite foi o desfile de moda organizado pela Associação Empresarial, liderada por Gomes Alves, um homem que tem dado muito à causa pública, em que participou Carla Matadinho e manequins seleccionados entre jovens poveiros com futuro na modalidade. Nem queria acreditar. Deviam estar umas dez mil pessoas a assistir e que encheram por completo a Praça do Almada, tão cheia estava que não cabia mais ninguém, excepto eu, Zeca, que à entrada mostrei o meu cartão do PSD e o Polícia Municipal bateu-me a pala. A Carla Matadinho chegava pouco depois empinada numa potente moto daquele grupo de motards "Viking Souls" liderados por aquele Polícia Municipal cheio de músculo, o Diego Panchito. Passou despercebida, digo eu, porque veio vestida de homem e ninguém deu por ela. Foi pena porque eu queria pedir-lhe um autógrafo para oferecer à minha mulher no aniversário dela. Mas pronto. O povo gostou do desfile, muita gente nova. bonita e solteira e os modelos estiveram à altura do acontecimento. Esperemos que para o ano haja mais para a Póvoa fugir desta malvada crise e os comerciantes ficarem felizes e contentes. No dia seguinte, Domingo, a Póvoa estava a abarrotar de gente que veio para as festas da Srª das Dores, um acontecimento com tradição religiosa, profana e sicrana, e que cativa milhares de pessoas. Só eu contei 300 mil pessoas e outras que não saíram de casa. A procissão levava muitos anjinhos e no final era encabeçada pelas autoridades civis e militares, nas quais destaco o Sr. Dr. Macedo Vieira, sempre muito triste nestes acontecimentos, o Sr. Eng. Aires Pereira e eu, Zeca, que ia logo atrás a segurar a bandeira. Os restaurantes estiveram cheios, os hotéis a abarrotar e a economia frutaleceu-se com os milhares e milhares de euros que foram gastos pelo profetas, pelos pioneiros e pelos forasteiros.

domingo, 18 de setembro de 2011

oliveirense 0 - varzim 0

Jogo no estádio de Oliveira de Azeméis que se engalanou para receber um grande do futebol português, o Varzim S.C.. Para este jogo o Varzim apresentou o seguinte onze inicial:

Vicente, Joca, André, Carlos Manuel, Patrício e Zacarias, Polsen, Edilson e Rui Vieira, Pedro Faria, Luís Manuel e Diego.

É uma tristeza. Um homem quer fazer a reportagem dum jogo de futebol e não sabe em que estádio se vai realizar. Os bandeirinhas utilizaram bandeiras de Portugal para marcar as faltas e o árbitro um apito feito de caroço de pêssego. Não pode ser. Somos amadores, mas não somos animais.

O Varzim até que começou bem e, ao contrário do que muitos esperavam, que era um autocarro igual ao do Fafe em frente à baliza, foi ao contrário: o Olveirense é que tinha um, e gigante este, tão gigante que Dito disse logo aos jogadores de forma a ouvir-se no estádio: ATIRAINDE AOS PNEUS! E assim foi. O Varzim dominou, dominou, criou oportunidades de golo, mas a baliza estava mijada. Aos 90 minutos Diego viu o cartão vermelho e vai fazer falta na próxima jornada contra o rival directo, o Chaves, que já leva 4 pontos de avanço. Mas há que não desanimar porque a procissão ainda vai no adro. Força Varzim! É de lamentar as cenas de pancadaria no final do jogo em que vários adeptos do Varzim foram algemados e presos. Vamos ter calma porque são cenas que em nada dignificam a modalidade.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

varzim contrata avançado brasileiro

Verdadeiramente o Varzim não contratou. Ele é que se veio oferecer. E quem é ele amigos e companheiros varzinistas e do PSD? É Pedro Henrique, um avançado que muito boa conta deu de si em clubes tão famosos como o Votuporanguense (quase que me perdia a escrever este nome), o Vodsky da Polónia e o Kanguru Club da Austrália, um farto palmarés como se pode constatar. E como conheço muito bem Lopes de Castro e principalmente a sua gestão equilibrada, recta e sustentada, como o Sr. Dr. Macedo Vieira gosta, não tenho qualquer dúvida de que Pedro Henrique veio a custo zero e esse facto, podem crer, tem uma importância primordial que devem saber qual é: o Varzim não gastou um cêntimo com este jogador. É maravilha! Não é nenhum Bóbó, nenhum Edinho, nenhum Mossoró. Não! É Pedro Henrique o nome dele. Nome de jogador de futebol. Quantos Pedros Henriques nao foram grandes jogadores por esse mundo fora? Não se conseguem contar. Logo à chegada e na apresentação à imprensa Pedro Henrique declarou, como os varzinistas muito gostam: Quero dar muitas alegrias aos varzinistas e ganhar muitos títulos. É o nosso homem.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

temos que aproveitar!

Aqueles poveiros mais habituados aos grandes acontecimentos que atraem centenas de milhares de pessoas como o São Pedro, as Festas da Srª da Assunção, o Festival do Emigrante ou as noites da Rádio Onda Viva, devem pensar que tudo o que não tenha o mesmo tipo de impacto na economia local deve ser desprezado. Nada mais errado meus amigos, nada mais errado, como prova a experiência da vida e a experiência vivida. Isto sou eu a dizer. E então na época baixa da cidade em que tudo está em saldo é importante que pequenos eventos sejam grandes numa cidade pequena à beira-mar plantada, como é o caso desta Exposição de Filatelia. Os meus amigos já pensaram na quantidade de estrangeiros que irão visitar a cidade, a nossa história, a nossa cultura, a nossa filatelia e a nossa tauromaquia? Claro que não pensaram. Razão tem o nosso presidente da Associação Empresarial que lança eventos em época baixa para animar a cidade, para fazer renascer a cidade e quiçá, não é, torna-la mais forte e robusta. Grande exemplo de coragem, grande varzinista, a ele se deve o topo norte do estádio do Varzim, a este Gomes Alves. Uma rua com o nome dele já! Desta feita não tenho qualquer dúvida: em Dezembro a Póvoa de Varzim vai ser uma cidade buliçosa, triquiteira, animada e cheia de castanhas a assar, um dos nossos maiores patrimónios e que concerteza agradará aos nossos visitantes filatélicos.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

o jorge machado merece uma medalha!

É um jovem rapaz, tão jovem que se pertencesse à JSD da Póvoa era o seu Presidente. Digo isto de forma séria e honrada, embora os meus muitos leitores pensem o contrário, conhecido como é o meu fervor laranja. Alguns até dizem que se eu fosse torturado pelos nazis saía sumo de laranja em vez de sangue. Ei pá também não é preciso tanto. Até chocais os leitores com essa comparação. Eu escrevo isto porque ainda há pouco a Presidente da JSD poveira era aquela moça que é vereadora e muito boa conta tem dado de si, a Andreia Silva, que na época tinha 30 anos. Pronto, era uma jovem de 30 anos. Este Jorge Machado ainda tem menos, deve ter aí uns 28, pelo que assentava-lhe que nem uma alface a presidência da nossa juventude. E é buliçoso o rapaz. O Lopes de Castro podia contratá-lo para ponta de lança do Varzim, já que ele não pára, incomoda, corre, sua. E então por causas é de fugir, como é o caso do novo hospital da Póvoa, que não é novo tantos os anos de que dele se fala. Mas o Jorge Machado insiste e insiste e isso é bom, é sinal de vida, de vitalidade e vigor, o que na política se vê cada vez menos. Nas últimas declarações que fez sobre esta matéria Jorge Machado disse que não aceitava mais um adiamento do Governo e já queria partir para a porrada. Foi Macedo Vieira quem o acalmou, o seu mentor.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

cuidado com as nossas crianças!




Às vezes fico pasmado com as atitudes da nossa autarquia. Passa do 8 ao 80 com uma facilidade incrível e tentar compreender o cérebro pensante dos tipos eleitos é um quebra cabeças terrível. Todos estarão lembrados: pela módica quantia de 45 000 Euros foi instalado um parque radical para servir jovens que, era público, incomodavam toda a gente com os skates. Mas Macedo Vieira empertigou-se e, com a teimosia que lhe é conhecida, avançou com o supérfluo gasto, tão supérfluo que pouco tempo depois desapareceria e lá se foram 45 000 Euros para o lixo. Os miúdos voltaram para o Passeio Alegre, e regressaram os incómodos. Pensa daqui, pensa dacolá e surgiu a solução: instalar umas barras metálicas em toda a extensão da zona mais utilizada pelos skaters. Brilhante! Brilhante! Com que cara está o arquitecto responsável pela obra? Estou-me borrifando para o arquitecto porque quem projectou aquilo devia devolver todo o dinheiro recebido. O que me preocupa é que vi os miúdos a brincar com os skates no mesmo sítio, indiferentes aos perigosos ferros lá instalados. E se um se machuca seriamente? Quem se responsabiliza?

mulheres na política já!

Apesar de ser um homem do povo, humilde e respeitoso, tenho as minhas ideias. É algo que todos os cidadãos devem ter: ideias, opiniões, sugestões. Só assim se constrói uma democracia autêntica, simples e eficaz. Neste conteúdo sou de opinião que deveria haver mais mulheres na política, mais mães, mais avós, mais tias. Colorir a política e não imprimir a preto e branco, como quer essa Cristas do CDS, que agora anda numa onda de poupar. Mulher não pode poupar, mulher gasta, gasta em cremes, em perfumes, em maquilhagem e em mini-saias. Assim é que é. Eu nem me importo que me descontem no vencimento só para ter mais mulheres na política a ganhar mais do que os homens, menos o Sr. Dr. Macedo Vieira, e o Sr. Eng. Aires Pereira também, porque não? Vem isto a propósito da entrada da Drª Lucinda Delgado que muito boa conta tinha dado de si como integrante das listas do CDS e que o Sr. Dr. Macedo Vieira em boa hora contratou no mercado de inverno e fez dela o que ela é: vereadora. Temos assim duas vereadoras pelo PSD. É inédito a nível nacional e único e singular, porque os homens estão em clara maioria. É uma lufada de ar fresco na vereação, como já tinha sido a eleição da outra vereadora, Andreia Silva, que também está a fazer um trabalho notável no campo da economia na solidariedade social e menores e pequenos. Já para não falar, e aqui abro um parêntesis, da administradora da Varzim Lazer, a Drª Ana Dourado (que apelido importante!) que, no fundo, é uma autêntica vereadora, porque tem linhagem e comporta-se como tal, principalmente ao nível remuneratório. É justo. Esta Srª Drª Lucinda Delgado tem por missão dar continuidade ao trabalho iniciado e não acabado do Dr. Afonso Oliveira que está numa missão no Afeganistão e só volta quando aquilo estiver em paz. Bons olhos a vejam e que continue por muitos anos de vida.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

limpa porco!



Quando ouvi as declarações de Macedo Vieira sobre a instalação de uma Unidade Móvel de recolha de sangue do Instituto Português de Sangue, durante o mês de Agosto, até pensei que eles vinham pelo facto do homem ter sido médico, tal a veemência com que referiu a ex-profissão. Mas no final do mês verifiquei que afinal eles vêm porque sabem que a Póvoa é uma terra de porcos e que aqui limpeza rima com sujeira. Não é que borraram o passeio da Av. dos Banhos com óleo do veículo e nada de limpar. Os porcos dos poveiros que limpem, devem ter pensado. E como a autarquia não dá o exemplo, não obstante ostentar uma trenga duma bandeira, como se verificou pelo alerta da oposição quanto ao lixo na cidade, vai lá ficar a borrada em sinal de presença de um Instituto a quem envio um conselho: contratem gente para a limpeza. Porcos!

querem assassinar a nossa póvoa de varzim!

Rua do Sr. Dr. Macedo Vieira à noite.

Nem acreditei no que ouvi na rádio: a rua do Sr. Dr. Macedo Vieira está às escuras à noite e o Sr. Dr. tem medo de sair e vai daí queixou-se na rádio para os tipos da EDP abrirem os olhos e iluminarem a cidade de uma vez por todas. É um perigo e um risco o que está a acontecer, porque as duas situações juntas podem levar ao assassinato da cidade, não só de carácter, mas também de personalidade. Todos estes anos o Sr. Dr. Macedo Vieira andou a poupar nos gastos para concretizar uma gestão equlibrada e sustentada e uma empresa que devia dar o exemplo anda a deixar os poveiros às escuras. Não se admite! Isto devia fazer revoltar os poveiros. É que soube-se do exemplo do Sr. Presidente da Câmara que é um homem de coragem, um homem frontal, um homem de luta, mas eu sei que há muitos mais casos espalhados pela cidade, de gente que não quer apresentar queixa, que não quer denunciar apenas por medo de represálias. Basta! Basta de ignomínia, basta de indecência, basta de cadência e basta de consciência, digo eu não é!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

estás a gastar demais!



É uma alteração que não enriquece em absolutamente nada a recentemente remodelada Av. Mouzinho de Albuquerque. Não consigo descortinar qualquer beleza adicional, qualquer alteração paisagística de relevo suficiente, de forma a perdurar por gerações de poveiros. Refiro-me às plantas que consubstanciam, presume-se, aquilo a que eventualmente querem chamar de jardim. Logo se ouviram comentários dos mesmos, aqueles que estavam na famosa inauguração da mesma: está bonito sim senhora, agora sim, ele até ganhava cum maioria absoluta! Pois se calhar até ganhava, mas não vai ganhar. E por falar nisso sabem os poveiros quanto custou o capricho? Eu respondo: 85 726,05 €, leu bem. Mas se quiser verificar com os próprios olhos veja aqui.

ultraleves e ultrapesados

Eu acho que o Sr. Dr. Macedo Vieira e o nosso PSD da Póvoa, e quando digo nosso, é porque o nosso é diferente dos outros, têm que estar atentos aos elementos mais valiosos que integram os partidos inimigos. São mais-valias que poderiam dar ainda mais valor ao nosso enriquecido plantel político, utilizando uma linguagem própria para consumo. É o caso do Sr. Dr. Abraão, Presidente do Aeroclube do Norte, esse clube de aviões e marionetas que tanto estrangeiro tem trazido à nossa cidade da Póvoa de Varzim, estrangeiro que gasta, que consome e que traz fama e valor a um burgo já por si famoso. Não é que no próximo Domingo, dia 11, vai haver uma largada de pombos na pista de ultraleves de Laúndos, com foguetes, fanfarra e zés pereiras, para além de comes e bebes, sem pagar atenção. E mais, muito mais, quem quiser ter o seu baptismo de voo basta levar umas asas que o Sr. Dr. Abraão encarrega-se do resto, que é fazer com que vocês todos, pequeninos, voem, é voem simplesmente. É fantástico! Homens destes deviam estar no nosso PSD, volto a repetir. E fazem 10 anos, os malandros que estão nesta actividade. Isto é que é: brincar e ganhar dinheiro com a brincadeira. Acho pouco, é, acho pouco, os 1 000 euros que a Câmara deu de subsídio. 1 000 euros para um retorno de vários milhares é muito pouco. Depois queixam-se de que a sardinha é pequeninha!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

lá estou eu a chorar outra vez

Todos os amigos que me conhecem sabem que eu sou um homem do povo, porque nasci no povo, cresci no povo e moro no povo. Até os amigos que não me conhecem sabem disso, porque sabem através dos outros. Tem algum mal ser do povo? Há tipos que têm preconceitos em ser do povo, vergonha até, andam aí armados em importantes, não cumprimentam ninguém, só andam de automóvel para não se cruzarem com o povo e ainda fazem trombas.  Não é o caso do nosso Sr. Presidente da Câmara, Sr. Dr. Macedo Vieira. Eu sempre soube que ele era um homem do povo, simpático, acessível, amigo do amigo e de quem lhe é amigo, sempre disponível para ajudar e ser ajudado, homem  dum "bom dia" claro e cristalino sempre que vê um conterrâneo e isso só lhe fica bem e o povo gosta e retribui. Pois um dia destes estava a rever a minha colecção de trechos do Dr. Macedo Vieira, quer fotografias, quer entrevistas, quer até os textos de cariz filosófico-económico (ia-me perdendo a escrever esta frase) que guardo com muito respeito e religião, ou seja, religiosamente, e dei sem querer de caras com aquela entrevista que ele concedeu ao Comércio da Póvoa, o único jornal local que é defensor dos interesses locais e só por isso merece o nosso apoio, entrevista concedida pouco tempo depois dessa vitória arrasadora nas eleições autárquicas de 2009 em que ele dizia assim mais ou menos: com a minha chegada a Presidente da Câmara foi o povo que chegou ao poder. Chorei  que não me aguentava. Molhei o jornal todo e a minha mulher pensou que eu me tinha esvaído em... ...suor: ei home estás a suar!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

++++++++++++++++

A partir de hoje a Póvoa de Varzim é uma cidade mais justa, mais fraterna, mais solidária, mais limpa e com ar mais puro.

milhares de pessoas na feira medieval

Foi na nossa querida Praça do Almada, o cartão postal da Póvoa de Varzim, um lugar onde se sente e vive a história do município, uma história recheada de valores, de sucessos e de desenvolvimentos sustentados, que decorreu com enorme êxito a Feira Medieval poveira e digo poveira não por acaso. É que a ideia da Feira Medieval tem autor e o seu autor, que nunca quis dar o nome, é o Sr. Dr. Macedo Vieira. Há gente assim, humilde. Prescindiu dos direitos de autor e então os de Vila da Feira foram fazer uma igual e agora dizem que a deles é melhor que a nossa. Levai a taça pá, pronto! Mas não são só os de Vila da Feira, há por aí outros que eu até tenho pejo em dizer quem são. Disse bem, pejo. Um dia eu denuncio-vos malandros! Pois nesta Feira Medieval houve porco assado no espeto (ainda bem que a ASAE não apareceu que aquilo houve uma altura que cheirava a chulé. Não voltem a pôr o assa frangos junto ao porco pá!), bolos medievais, quer-se dizer foram feitos agora, mas são estilo medieval, moças bonitas e casadoiras e até o padre da freguesia, quer-se dizer um gajo a fazer de padre e o rei. Alguém gritou: o rei vai nú. Vai nada pá, disse eu e o pessoal bateu palmas. Quem era o rei? Era o Dr. Luís Diamantino. É preciso tê-los no sítio para fazer de rei. Sujeito a levar uma espadada no lombo de um cruzado qualquer, renegado. Foge, pensei eu. Quando fui lá, no Sábado à tarde já não havia bilhetes. Como sou funcionário público meti uma cunha no Quintela e consegui dois, de borla. Façam como eu, votem PSD!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

choro com muita facilidade e felicidade!




Sempre que o Sr. Dr. Macedo Vieira faz aqueles elogios públicos à nossa querida Póvoa de Varzim eu choro muito. A minha mulher até me diz: oh homem tás sempre a chorar. E estou. Rais me parta! Eu vivo a Póvoa, sinto a Póvoa e choro pela Póvoa. E choro por tudo e por nada. Até quando o Sr. Dr. Macedo Vieira apresentou a sua candidatura em 2009 com aquela música VIVA LA VIDA eu gritei: VIVA A PÓVOA PÁ! VIVA O VARZIM! E VIVA EU! Veio logo aquele Ramalho da Junta ter comigo para eu me calar. Que foi pá, não posso gritar? Depois é que ele percebeu que eu era do PSD e ficámos amigos desde aí. Que música bonita. Todos a cantar no Hotel Axis, la la la la. Só depois é que o Dr. Passos Coelho copiou a canção do la la la la.



Mas já tinha a patente garantida pelo Sr. Dr. Macedo Vieira. Na altura até estava mais jovem, perdeu aqueles cabelos brancos e até o bigode ficou mais arrebitado. Boa estratégia. Esses miúdos da política têm muito que aprender.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

obrigado nelo pelas francesinhas!




Os poveiros são conhecidos por saber receber bem e eu, o Zeca, não fujo à média de idades: também sei receber, e bem, melhor até que os outros. De forma que estou aqui abismado, para não dizer esperançado, por ver que o Nelo subiu na vida a uma grande velocidade que agora até faz corridas de surf ski. Se cá nevasse fazia-se cá ski, lembro-me logo dessa canção do Carlos Paião e que Rui Nova interpretou no Festival da Canção a merecer o primeiro prémio, mas aquilo estava tudo comprado e o rapaz veio para casa a chorar, mas trouxe mais brilhantina para o pai. Só espero é que o Nelo tendo abraçado esta nova faceta na sua carreira ponha de lado as francesinhas que tão bem colocaram o nome da Póvoa nas relíquias do património hostórico-gastronómico do país e que Luís Diamantino magistralmente soube aproveitar quando lançou a rota da francesinha em que todos se perdiam na praia de nudismo da Estela. Bem feito que não fossem mirones. Este Nelo Summer Challenge, até me ia perdendo no caminho com o nome, trouxe muitos nadadores à Póvoa de Varzim. A cidade lotou com tanto estrangeiro, os hoteis estiveram cheios e os restaurantes não tinham mãos a medir. Os gajos comem muito, dizia o Paulino do restaurante com o mesmo nome e assim foi: a economia poveira está pujante com este tipo de inciativas e para o ano cá te espero Nelo, porque tu és um filho da casa como se costuma dizer e fica bem, fica com Deus.

à atenção do artur antunes!

Todos os poveiros reconhecem o trabalho de Artur Antunes na já célebre campanha de angariação de verbas para a aquisição da polémica auto-escada para os Bombeiros da Póvoa. E quem não reconhece esse trabalho é ignorante, digo-o eu, ele e mais alguns. Quem não o reconheceu foi Aires Pereira que não convidou o homem para o dia das mães no Parque da Cidade, dia em que foi quebrado o gelo entre a população e o tal de Parque, tanto que até lá colocaram o circo Chen para atrair mais gente e quebrar ainda mais o gelo acumulado das chuvas de Junho, se é que choveu em Junho, coisa que não recordo, mas que interessa se nunca houve gelo, pois foi tudo invenção do Aires para justificar o injustificável.
Segundo pude ler na época a referida auto-escada que ainda não está paga, ao contrário do que por aí se diz, está instalada no quartel de Vila do Conde. Isso foi o que eles disseram, porque o que pude verificar é que o Alfaiate dos prédios está a utiliza-la para os trabalhos de recuperação de edifícios.
Ora veja aqui, se faz favor:






domingo, 4 de setembro de 2011

varzim 0 - fafe 0

Jogo no estádio do Varzim que se apresentou em campo com:
Matias, Vilaça, Nunes, Tomé e Bóbó, Dani, Rui Martins e Bábá, Telo, Edson e Valdir.
Os varzinistas devem estar recordados: em 2004 o clube havia descido de divisão e este ano, com a condução do leme por Lopes de Castro o Varzim luta pela subida. É de assinalar este feito único no clube e por isso eu sempre tenho apoiado a equipa de Lopes de Castro, mesmo quando alguns curiosos se tentaram apoderar da Direcção através de listas fantasmas, eu nunca acreditei. E os resultados estão à vista. Hoje o Fafe teve que meter o autocarro à frente da baliza para segurar um 0-0 enganador e que não espelha o que realmente se passou dentro das quatro linhas. O que aconteceu dentro das quatro linhas eu não sei porque não vi o jogo. Tive que ir a um baptizado.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

em que ficamos man?















setembro-mês das grandes obras

E estamos em Setembro, amigos leitores, e com o Setembro não é só a melancolia da aproximação do Outono que se sente, ou a tristeza de regressar ao trabalho ou às aulas, Setembro na Póvoa de Varzim e só na Póvoa de Varzim é o mês das grandes obras, obras estudadas e planeadas pelo Sr. Dr. Macedo Vieira e que irão marcar este seu mandato que, espero, não seja o último, se depender de mim não será.
E vamos já avançar com a reconstrução e remodelação do Cine-Teatro Garrett, essa sala que foi visita de muitos actores de cinema e teatro e até realizadores, como Fellini ou Cabrini. Será uma obra fundamental para dar visibilidade ao trabalho em prol da cultura que esse vereador com h grande, que é Luís Diamantino, tem concretizado com saber, empenho e esforço fazendo com que a palavra cultura faça parte do vocabulário dos poveiros dos 8 aos 80 anos. Vai arrancar ainda este mês pelo que se espera esteja pronta antes de 2013. Vamos ter fé!
Nada inferior na importância ao Garrett será a construção da ciclovia até Famalicão, uma obra que irá aproximar as populações dos dois concelhos e fazer com que tenham melhor qualidade de vida. A ideia é desse genial vereador com a pasta do desporto, de seu nome Aires Pereira, o qual fez mais pelo desporto poveiro do que Carlos Queiroz pelas selecções jovens de Portugal. E digo isto porque sei ao contrário de muitos que falam sem saber do que estão a falar. Quero estar presente na inauguração com a minha bicicleta.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

dr. parcerias público-privadas







O Governo de Pedro Passos Coelho prometeu acabar com as parcerias público-privadas, fonte inesgotável de prejuízos para o país e meio ideal de enfiar umas notas no bolso daqueles que navegam sempre em águas turvas na condução da sua vida pessoal e profissional. Acontece que na Póvoa de Varzim existe uma parceria público-privada em plena Av. Mouzinho de Albuquerque. Acredito que esta não traz prejuízo para a autarquia, mas traz benefício para o destinatário, precisamente o Dr. Parcerias Público-Privadas.






Veja o leitor esta foto da entrada do Passeio Alegre. Na esquina existe uma farmácia. O seu dono, o Dr. Parcerias Público-Privadas, andava danado com Macedo Vieira quando este resolveu remodelar a Avenida. Ui o que ele dizia dele ali no Expresso, onde vou sempre tomar um cafezinho. Mas depois no projecto apareceu um local de cargas e descargas junto à farmácia e a partir daí o Dr. Parcerias Público-Privadas desfazia-se em elogios a Macedo Vieira: é o maior da rua dele! Só Salazar foi melhor! Coisas assim sem sentido.


De há uns meses para cá então o homem regozija-se com o autarca, desde que conseguiu uma placa a permitir 15 minutos gratuitos para fazer compras na farmácia. Não sei se a pagou, a placa, mas que lhe faz um jeito danado faz. Passos Coelho não deve ter conhecimento desta parceria público-privada.


uma boa e uma má notícia

Isto quer dizer que são duas notícias e dar duas notícias num só post é um luxo a que poucos estão habituados. Pois é, os dinheiros que vieram da CEE fizeram com que muitos meninos se habituassem ao luxo e não pode ser. Essas almofadas do Governo têm que acabar de uma vez por todas.
Vamos então à má notícia: Terminaram na passada 4ª feira as Noites de Verão da Rádio Onda Viva, um evento que junta milhares de pessoas dentro da Praça de Touros da Póvoa de Varzim, organizado por uma rádio que é líder das rádios e das televisões no norte do país até Vigo. E se milhares comparecem no recinto outros milhares espreitam dos prédios vizinhos e digo-vos leitores amigos: não dá para ter uma ideia da quantidade de gente à janela. É impressionante. Parabéns, pois, a essa rádio que tantas alegrias traz ao nosso povo.
A boa notícia é que, e até me estou aqui a rir, é que a música excelente da rádio Onda Viva vai poder continuar a ouvir-se na Avenida dos Banhos até final de Setembro. E agora que a Póvoa já está vazia de turistas e não só, os poveiros vão poder regalar-se com as melodias do Rui Nova, do Tomás Postiga e do Noé Gavina, gente que já tem um currículo invejável no campo da música popular portuguesa.