terça-feira, 28 de junho de 2011

rouba zé, rouba à vontade!








Alguém fica surpreendido com notícias como esta que saiu no Diário de Notícias do passado dia 22 de Junho? É pacífica a ideia de que vigora um sentimento de impunidade entre essa camada de corruptos que circula nos meios políticos. Se o estado não tem meios é porque nunca se interessou em ser ele próprio investigado. Entenda o leitor: então o Estado vai-se reforçar de meios para combater aqueles que são da cor política dos que governam e que tinham a obrigação de contratar o pessoal necessário e adquirir os meios técnicos indispensáveis para os combater? Alguém no seu perfeito juízo pode acreditar nisto?


Então não é óbvio que se em determinado empreendimento todos os apartamentos são vendidos e apenas um, por sinal o melhor, fica em nome da empresa que promove o espaço, a qual é composta por capital da construtora, não é óbvio que esse apartamento é do vereador X da Câmara Y, até porque o funcionário o apresenta como tal?


Não é óbvio que se um Presidente de uma Câmara, 5 anos depois de estar no poder, constitui uma sociedade de compra e venda de imóveis para comprar terrenos agrícolas e depois vende-los como sendo para construção não está a ter margens de lucro fabulosas?


Andamos a brincar!




segunda-feira, 27 de junho de 2011

foge espanhol!





Olha estes criaturas até foram lá de bicicleta.


O paleio era demasiado estragado para ser credivel:


"A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pretende «vender» as festas populares de São Pedro aos espanhóis. Nesse sentido, uma comitiva do município vai a Santiago de Compostela para apresentar o programa das festividades." Leu-se por aí. Vender veja só. Aquele lambedor do PSD que agora não me lembro do nome andou logo por aí a dizer que a Câmara ia arrecadar milhares de euros com a venda. É mesmo burro!


Supostamente seriam as tradições relacionadas com a festa de São Pedro, tradicionalmente uma genuína festa popular, que seria apresentada em Santiago de Compostela para espanhol comer. Lá se deslocou, ao que creio, Luís Diamantino, nem mais, o rei dos livros, por oposição ao rei das lombas, acompanhado por meia dúzia de lambedores que eu nem sei quem são, nem quero saber para não ter que arriar um sarrafo em algum, eh eh eh!.

O leitor viu aquelas tradições que a Comércio ao Ar Livre apresentou na Junqueira? É mais ou menos isso. Uma porcaria de umas tradições, algumas até perseguidas pela Polícia Municipal, como a venda de peixe na rua. E na Junqueira todos se riram e bateram palmas e sei lá mais o quê. Ora onde é que ia? Ah já sei. Pois. Imagine agora que os espanhois, feitos burros claro, vem aos milhares à Póvoa de Varzim, o que vão encontrar?


Música electrónica, raves, tudo bêbedo, menores a consumir bebidas alcoólicas na rua até caír para o lado, tipos a retirar lucro com essa venda ilegal, como os da Juvenorte e pancadaria da grossa.


Mais vale ficar por Espanha mesmo. Para isso vamos avisar os nuestros hermanos clicando no site deles aqui que até nos vão agradecer por nós não fazermos deles palermas. Vai Xico!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

macedo vieira em directo, parte 4







No seu último programa eleitoral apresentou como proposta a possível remodelação do Mercado Municipal. Espera ainda o fazer?


A remodelação fizemo-la há pouco tempo, também devido ao incêndio. Mas construir, para já, um novo Mercado não vai ser possível, isto apesar de termos o projecto pronto...


Eh eh eh! Não era essa a remodelação que o homem se referia. Era aquela com projecto do Bianki. Eh eh eh! Acho que me enganei nas fotografias. O homem agora não usa bigode.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

macedo vieira em directo, parte 3





"Se não tivesse antecipado algumas situações o Município da Póvoa de Varzim estaria falido"



"Em termos financeiros a rede do saneamento continua a ser o grande património do activo do município?


É o maior património e o que pode vir a dar maior rentabilidade.


Será alienável um dia?


Penso que não, estou a fazer tudo para que possamos pagar a dívida a curto prazo relativa das melhorias deste activo que se cifra em 10 milhões de euros. Vou fazer com que eu e a minha equipa não precise de fazer essa alienação, deixando o município saneado para o próximo presidente da Câmara."

10 milhões de euros de dívida a curto prazo? Como? Está falida a autarquia. Quem vier a seguir que feche a porta.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

macedo vieira em directo, parte 2







"Falou na questão do saneamento e da sua sustentabilidade. Entende que a população reagiu bem ao novo tarifário?




Penso que sim, foi bem explicado, conseguimos melhorar o serviço, temos uma ETAR do primeiro mundo, acabamos com o problema da poluição, baixamos os tarifários para 80 por cento dos consumidores. Acho que é pacífico."


Ao contrário. Subiram os tarifários para 80% dos consunidores.

terça-feira, 21 de junho de 2011

macedo vieira em directo, parte 1





"Habitualmente no Dia da Cidade faz sempre uma intervenção de fundo no seu discurso. Tem já alguma ideia do que vai transmitir no próximo dia 16 Junho?Nesse dia, a minha intervenção costuma versar três aspectos. Primeiro, a vida, o desempenho e porquê da escolha dos homenageados. Depois, falo sobre o desenvolvimento do concelho, onde estamos e para onde vamos. E, finalmente, faço uma abordagem mais global sobre a nossa situação, quer do município quer do país, e das vulnerabilidades a que estamos sujeitos pelos acontecimentos internacionais."


Quem puder evitar estar presente ganha anos de vida. Irra! O homem não tem espelho em casa.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

as imagens não mentem


Como na semana passada foi aqui referido o evento organizado por Aires Pereira com o objectivo de o idolatrar, Um dia no Parque, revelou-se um enorme fracasso.



Veja a fotografia:






Cerca de 300 a 400 pessoas apenas.


O comandante Aguiar Branco não escondia a sua frustração.





quinta-feira, 16 de junho de 2011

um fracasso total!





5 000 pessoas esperava Aires Pereira na sua declaração de internções. Em honra dos Bombeiros, que acabavam de receber a tão polémica auto-escada, fruto do trabalho voluntarioso do Artur da Casa do Papel, um homem que demonstrou um apego tão grande à causa pública que muitos até estranharam. Todos foram convidados mediante o pagamento de 5€, um exagero para muitos poveiros, tanto mais que os representantes da autarquia não são nenhum exemplo no que a contenção de despesas diz respeito. "Um dia no Parque funcionará como um festival à primavera, como um elogio a todas as Mães... ..." lia-se no sítio da autarquia, em tempos. Depois passou a ser a celebração do dia de Portugal, 10 de Junho. "Está prometido! Um dia no Parque, para divertir, para conviver e para celebrar a nossa cultura. Esperam-se, agora, os poveiros em força no Parque da Cidade." Que cultura não percebi, o que percebi é que os poveiros não aderiram em força. Nem aqueles que votaram PSD aderiram. até porque esta era claramente uma maifestação com cariz político. Isso todos os poveiros perceberam. Milhares de pessoas, segundo o seguidor Póvoa Semanário, ocuparam o espaço do Parque da Cidade. Parque cheio, segundo a laranja Rádio Onda Viva, a tal que cobrou 5 370 Euros por uma campanha de publicidade da praia. Veja aqui.



Recapitulando: Aires Pereira contava com 5 000 pessoas, "milhares" estiveram presentes segundo o jornal e esteve "cheio", segundo a rádio. Pois segundo o Jornal de Notícias, o único de quem se espera alguma isenção, estiveram presentes cerca de 2 000 pessoas. Há qualquer coisa que me escapa. Milhares cheio com 2 000 pessoas, quando se esperavam 5 000. Um redondo falhanço e um sério aviso às pretensões políticas de Aires Pereira.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

põe mais baixo pá!






Os elementos do PSD local, os mais inteligentes claro, sejam eles quais forem porque eu de repente não consigo descortinar nenhum, deviam aprender com os erros que têm cometido ao longo dos anos e que lhes tem valido descida após descida nas eleições autárquicas.


Vem isto a propósito da música que incomoda toda a gente no cartão postal da cidade, a Avenida dos Banhos. É indecente o que essa medíocre rádio de nome Onda Viva proporciona aos transeuntes. O tipo de música e os décibeis que são debitados deveria merecer um reparo da autarquia.


Quem avisa amigo é!

terça-feira, 14 de junho de 2011

extingam-se as autarquias!






Com a vinda da "troika" ganhou algum corpo aquela minha ideia peregrina de extinguir as autarquias. Para além de as eleições autárquicas serem falsas, atendendo aos vários condicionalismos que as envolvem: a falta de uma imprensa local isenta, a utilização abusiva do subsídio para tudo e para nada, a falta de uma verdadeira oposição apenas pela negação da atribuição de pelouros, etc, verifica-se que o trabalho dos eleitos se queda pela mediocridade. A da Póvoa de Varzim não foge à excepção. Senão vejamos:


Desde as eleições autárquicas de 2009 o que fizeram os eleitos do PSD? Rigorosamente nada. Nada que justifique a atribuição de um vencimento a rondar os 3 000 euros.


Construção do Garrett= 0; Construção da ciclovia até Famalicão= 0. Estas apenas as tão propaladas novas obras para este mandato.

Para compensar a nulidade do trabalho surgem os diversos "fait-divers" para entreter a população:


1- Um dia no Parque com os Bombeiros;

2- Comemoração dos 50 anos da Rua da Junqueira pedonal;


3- Estudo sociológico dos idosos, 20 anos depois de estar no poder. Para quê? 15 000 Euros vai custar esse estudo. Depois arquiva-se no Museu.


4- Apoio aos "Rand Rovers".


Apelo à troika!


My friends: Can't you give a kick in the ass in theses guys?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

não mexas zé!






É sempre bonito assistir à espontaneidade e criatividade das populações. Os resultados podem ser menos perfeitos, mas entusiasmam quem neles participa e alimenta convicções, crenças e costumes. Os tapetes de flores que sustentam a procissão da Senhora do Desterro são disso exemplo. Sem qualquer colaboração, seja a que título for, da autarquia o dia correspondente é pura e simplesmente um dia de festa. Festa sem barulho, sem música, sem ballet, sem tricanas, sem poeta manquinho e seu filho trompetista. Festa silenciosa porque o silêncio fala por si.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

cumúlo do populismo






Comenta-se que será Aires Pereira o candidato do PSD nas autárquicas de 2013. Há claros indícios de que assim será: Macedo Vieira desapareceu de cena, Diamantino só para os livros e o senhor Afonso parece que vai ter tacho na AR. Aires secou tudo à volta. Estranho para um indivíduo cujo currículo na autarquia se queda pelo fraco, mas a política portuguesa surpreende-nos com estas indignidades. Aires Pereira está em fase de testes, ou seja, prestende saber até que ponto os poveiros aderem a qualquer tipo de iniciativa em que ele esteja por trás. No próximo dia 10 teremos um exemplo desse tipo de conduta com o convite à população para se reunir no Parque da Cidade com uma desculpa esfarrapada: os Bombeiros. Se o leitor pensa que os poveiros aderirão em massa desengane-se. O que está a ser feito é obrigar as associações e clubes da cidade e freguesias a participar, sob pena de ... ...